Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO FEMININO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO AGRONEGÓCIO DE AQUIDAUANA – MS: um estudo de caso
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Laisa Darnizot dos Santos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ - UFMS - CPAQ - CAMPUS II Responsável pela submissão
2 - Gercina Gonçalves da Silva
- Campus de Aquidauana

Reumo

O agronegócio é um dos setores da economia brasileira responsável pela geração de empregos e renda, possuindo extrema importância não só para a economia, mas também para o desenvolvimento humano. É um dos setores que mais investe em tendências para aprimorar seus processos, consequentemente, sendo sinônimo de inovação e tecnologia. (TOTVS, 2022). Para Davis e Goldberg (1957) o agronegócio é definido pela soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas; e o armazenamento, o processamento e a distribuição dos produtos agrícolas, e itens produzidos com eles.
Dado esses direcionamentos, a presente pesquisa tem a seguinte problemática: Quais as principais dificuldades de implementar o empreendedorismo feminino no setor do agronegócio sustentável no município de Aquidauana-MS? Para atender ao estudo investigou-se a presença de empresa(s) onde o empreendedor fosse do sexo feminino e a empresa fosse do setor agro com um perfil voltado a sustentabilidade. O objetivo da pesquisa é conhecer o empreendedorismo feminino no setor agro sustentável no município de Aquidauana-MS.
Para que o objetivo proposto seja alcançado, integra-se um estudo teórico sobre agronegócio, empreendedorismo, empreendedorismo feminino e desenvolvimento sustentável, no que concerne com seus constituintes para a argumentação.
A pesquisa foi caracterizada como qualitativa (Hair et al., 2005), e foi realizada entre os dias 7 e 8 de setembro, no município de Aquidauana-MS. Dado o objetivo da pesquisa, buscou-se no município empresas do setor agro conduzidas por mulheres e que possuíssem um viés sustentável. No que se refere aos fins, a pesquisa é descritiva, pois expõe o relato da(s) respondentes no agronegócio sustentável (Creswell, 2003; Malhotra, 2006; Vergara, 2007).
Para que o objetivo da pesquisa fosse atingido, realizou-se um levantamento das empresas do setor agro que tivesse um viés e/ou projetos voltados a sustentabilidade. Posteriormente verificou-se se essas empresas eram conduzidas por mulheres. A partir desse procedimento, foi selecionada apenas uma empresa, com a qual realizou-se um estudo de caso. A empresa é a JF Pecuária, que é de propriedade da produtora rural Fernanda Souza Diniz de 27 anos, formada em estética com pós-graduação em cosmetologia, natural de Rondonópolis-MT, mas que atualmente é residente em Aquidauana-MS.
Este artigo teve o propósito de localizar quais as dificuldades que surgem quando se vai efetivar a participação das mulheres no setor do agronegócio de forma sustentável e apresentar alternativas para solucionar essas contrariedades.
As cinco dimensões do ecodesenvolvimento (Ignacy Sachs). Na raiz, 2011. Disponível em: . Acesso em: 05/09/2023. BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de empreendedorismo, inovação e tecnologia, v. 1, n. 1, p. 25-38, 2015.