Resumo

Título do Artigo

A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA NASCENTE DAS PROTEÍNAS ALTERNATIVAS: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE OS PRINCIPAIS CONTEXTOS DA CARNE CULTIVADA
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - PAULO FERNANDO CHMIK
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - PPGADM Responsável pela submissão

Reumo

As proteínas alternativas são aquelas de origem que não é animal, e por este motivo mais sustentáveis e éticas para atender às necessidades proteicas da população. Entretanto, são questionadas, tendo em vista opções já constituídas no mercado atual. De forma a exemplificar, a carne cultivada envolve a utilização de células musculares que formam tecidos que podem ser consumidos como carne (STEPHENS, 2013). Este ensaio tem como objetivo principal discorrer sobre as principais fontes de proteínas alternativas, bem como destacar seus contextos e aprofundar aspectos sociais e perspectivas.
As startups de forma geral enfrentam um período em que sua legitimidade não está totalmente estabelecida (DOBREV; GOTSOPOULS, 2010), e a sua construção pode se dar de forma paulatina e constante (DAVID et al., 2013). Bhat et al. (2015) definem a carne celular como sendo aquela produzida por meio de métodos de tecnologia avançada, onde uma porção de células musculares de um animal é multiplicada, dando origem à carne como é conhecida. Segundo Treich (2021) a carne cultivada não representa apenas uma revolução tecnológica: é uma revolução econômica e social, com o potencial de modificar cenários
É importante trazer que esta indústria passa pelos principais problemas da indústrias nascentes, representados pelo fato de seus mercados em que estão inseridas: apresentam extrema ambiguidade e vulnerabilidade (SANTOS; EISENHARDT, 2009), o que as caracteriza de forma específica e que vão evoluindo à medida que aderem às pressões isomórficas do mercado (GLYNN; ABZUG, 2002). Entretanto, esta indústria já conta com grandes investimentos, em crescimento ao longo dos anos. Aspectos que cabem estudo se referem ao estudo da VBR no contexto desta indústria, por exemplo.
MORITZ, J.; TUOMISTO, H. L.; RYYNÄNEN, T. The transformative innovation potential of cellular agriculture: political and policy stakeholders: perceptions of cultured meat in germany. Journal Of Rural Studies, [S.L.], v. 89, p. 54-65, jan. 2022. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jrurstud.2021.11.018. REIS, G. G. et al. The interplay of entrepreneurial ecosystems and global value chains: Insights from the cultivated meat entrepreneurial ecosystem of Singapore. Technology in Society, v. 71, p. 102116, 2022.