1 - Raimunda Aurineide Lemos Caldas Universidade Federal do Ceará - UFC - Economia
Responsável pela submissão
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Reumo
Esta pesquisa teórica investiga as possíveis relações entre Ambidestria Organizacional, Creating Shared Value (CSV) e Desempenho Organizacional. Diante da lacuna encontrada na literatura, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: Como a Criação de Valor Compartilhado se relaciona com a Ambidestria organizacional e o Desempenho organizacional? Dois modelos conceituais foram propostos: (1) a CSV como variável mediadora entre ambidestria organizacional e desempenho organizacional, e (2) a CSV como variável moderadora entre a ambidestria organizacional e o desempenho organizacional.
Uma organização é ambidestra quando apresenta capacidade de inovar com características de exploration e exploitation (March, 1991). Alamayreh et al., (2021) reforçam que o desempenho pode ser medido por meio de indicadores que incluem aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais, indicadores financeiros e não financeiros. Estudos têm focado na relação da Criação de Valor Compartilhado (CSV) com comportamentos corporativos que criam valor para os negócios (Purba et al., 2020). O trabalho investiga as possíveis relações entre Ambidestria Organizacional, CSV e Desempenho Organizacional.
Dois modelos conceituais de mediação e moderação foram estruturados. Nos dois modelos, nós podemos inferir a importância da CSV mediando ou influenciando a capacidade de inovação ambidestra (exploration e exploitation) no desempenho organizacional. Propomos testar os dois modelos por meio de modelagens de equações estruturais em escalas já validadas na literatura dos três construtos estudados. Esta pesquisa não pretende ser completa, outros construtos podem ser incorporados aos modelos.
Alamayreh, E. A. M., Sweis, RJ, & Obeidat, B. Y. (2021). The relationship between organizational ambidexterity and organizational performance: the mediating role of innovation. International Journal of Business Excellence, 23 (4). https://doi.org/10.1504/IJBEX.2021.114716
March, J. G. (1991). Exploration and exploitation in organizational learning. Organization science, 2(1), 71-87. https://doi.org/10.1287/orsc.2.1.71
Porter, M. E.; Kramer, M. K. (2011) Creating Shared Value: How to Reinvent Capitalism – and Unleash a Wave of Innovation and Growth. Harvard Business Review, v.1, n.1, p.1-17.