Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS DETERMINANTES DE INTENÇÃO DE COMPRA DE CARNE COM SELO CARNE CARBONO NEUTRO (CCN)
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jéssica Romagnoli Freire Campos
- Escola de Administração e Negócios, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Responsável pela submissão
2 - Matheus Wemerson Gomes Pereira
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Reumo

Consumidores, produtores, indústria e público geral mostram preocupação quanto às práticas mais comuns da produção de bovinos de corte no país (MALAFAIA; BISCOLA; DIAS, 2020). No Brasil, o selo Carne Carbono Neutro (CCN) se enquadra como uma certificação de qualidade e sustentabilidade. As intenções de compras, além de serem uma projeção futura do comportamento dos consumidores, também são frequentemente usadas para prever o potencial de vendas de novos produtos. Além disso, as intenções de compra foram reconhecidas como parte do comportamento do consumidor (ASSHIDIN; ABIDIN; BORHAN, 2016).
Acompanhando o cenário atual e as perspectivas futuras para produção pecuária, atrelado às preocupações dos consumidores, este estudo se faz importante, pois tem como objetivo principal analisar os determinantes de intenção de compra de Carne Bovina com selo Carne Carbono Neutro (CCN), que utiliza, em sua produção, a integração do tipo IPF (Sistema de Integração Pecuária-Floresta) ou ILPF (Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), reconhecida como uma alternativa sustentável na mitigação dos gases de efeito estufa.
A PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE E OS GASES DE EFEITO ESTUFA. CARNE CARBONO NEUTRO. Um estudo desenvolvido por Burnier (2018), concluiu que a frequência de consumo, o gênero, a escolaridade e a presença de uma marca conhecida influenciam de maneiras diferentes a escolha da carne numa compra funcional (dia a dia) quando comparada a uma compra hedônica (churrasco). Já Zanoli et al. (2012) constatou que a escolaridade foi a principal característica socioeconômica associada à percepção e atitude dos entrevistados em relação ao consumo de carne bovina rastreada.
Um modelo econométrico Tobit foi utilizado para identificar os determinantes de intenção de compra de carne com selo Carne Carbono Neutro (CCN), uma vez que o modelo Tobit propõe-se a estimar relações com variáveis dependentes censuradas.
No caso do presente estudo, a única variável realmente significativa se deu com escolaridade, com p 0.075, bem próximo de 0,05, ou seja, apenas a escolaridade está interferindo na intenção de compra.Assim, foi possível perceber que, para cada grau a mais na escolaridade, aumenta-se 0,05279 ou 5,27% a intenção de compra do consumidor. As variáveis frequência de consumo, local de compra, quando comprou carne, para quais ocasiões costuma comprar carne, idade, gênero e renda são variáveis não significativas, isto é, não interferem na intenção de compra desta carne.
Um outro achado significativo deste estudo é que foi viável constatar que a probabilidade de um indivíduo comum adquirir carne com o selo (CCN) é de 59,89%. Este estudo colabora para o conhecimento da temática acerca do comportamento de consumidores em relação à carne com selo CCN ao avaliar alguns determinantes de intenção de compra de potenciais consumidores brasileiros de carne bovina com selo CCN. Foi possível constatar que o modelo proposto mostrou relações importantes e pode ser usado para avaliar variáveis sociodemográficas para entender as diferenças de comportamento dos consumidores.
ALVES, F. V. et al. Carne Carbono Neutro: um novo conceito para carne sustentável produzida nos trópicos. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2015. (Documentos / EMBRAPA. Embrapa Gado de Corte, ISSN 1983-974X; 210). Disponível em: . Acesso: 10 mar. 2020. ASSHIDIN, N. H. N.; ABIDIN, N.; BORHAN, H. B. Perceived quality and emotional value that influence consumer's purchase intention towards American and local products. Procedia Economics and Finance, v. 35, p. 639-643, 2016.