Resumo

Título do Artigo

Cadeia de Suprimentos Verde e Sustentabilidade: Revisão Bibliométrica da Literatura da Evolução e dos Temas Emergentes
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Anderson Antonio de Lima
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Memorial Responsável pela submissão
2 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - PPGA / UNINOVE
3 - Marcos Antonio Maia Lavio de Oliveira
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - UNINOVE

Reumo

O Green Supply Chain Management (GSCM) ganhou cada vez mais atenção da academia e entre os profissionais de gestão de operações. A crescente importância da Gestão Verde da Cadeia de Abastecimento (GSCM) foi potencializada pela crescente deterioração ambiental, por exemplo, diminuição da matéria-prima, inundação de locais de resíduos e aumento dos níveis de poluição (Srivastava, 2007). O gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) trata-se da coordenação e gestão da complexa rede de relacionamentos empresariais que objetivam entregar um produto apropriado ao usuário final ou consumidor.
Apesar da importância da temática cadeia de suprimentos verde e da sua relação com a sustentabilidade, ao examinar-se a literatura percebe-se a carência de estudos revisionais, sobretudo bibliométricos que possibilitem compreender o surgimento, evolução e os estudos de fronteira destas temáticas, diante disso este estudo tem como objetivo identificar o surgimento, evolução e mapear os temas fronteiriços da temática cadeia de suprimentos verde e sustentabilidade, assim mapear e sistematizar o domínio de conhecimento destas temáticas.
O conceito e as práticas de gestão da cadeia de abastecimento verde (GSCM) têm sido amplamente discutidos nas últimas duas décadas devido à crescente necessidade de redução da poluição e conservação de recursos. A abordagem GSCM requer esforços coordenados de parceiros a montante e a jusante para satisfazer a crescente expectativa de consciência ambiental na cadeia de abastecimento (Zhu et al., 2019). Nesta era da Indústria 4.0, há um rápido desenvolvimento de tecnologias digitais, onde as empresas estão a tirar partido das aplicações de tecnologia digital emergentes para procurar inovação.
Este estudo foi elaborado por meio de técnicas bibliométricas, ou seja, trata-se de uma revisão bibliométrica. De uma forma geral a bibliometria é um tipo de revisão que fornece um panorama acerca do desenvolvimento de uma área de conhecimento e possibilita o desenvolvimento de um mapa que sistematiza a evolução das temáticas deste campo do conhecimento (Zupic & Cater, 2015). Nesse contexto a bibliometria pode ser compreendida como uma técnica que sistematiza o conhecimento e identifica a tendência de crescimento do fluxo de pesquisa de uma determinada disciplina, como também a dispersão.
Os 599 artigos que compõe a amostra desta pesquisa foram importados no software VOSviewer para viabilizar a elaboração do mapa de cocitação e pareamento bibliográfico, com relação ao mapa de cocitação, foram identificados três clusters teóricos. A análise de pareamento bibliográfico possibilitou apresentar os estudos fronteiriços, ou seja, quais as tendências de pesquisas atuais e caminhos para pesquisas futuras sobre cadeia de suprimentos verde. O mapa de pareamento bibliográfico resultou na identificação de quatro clusters.
O presente estudo apresentou a evolução teórica-conceitual da temática cadeia de suprimentos verde e identificou, através do pareamento bibliográfico, as fronteiras das áreas de estudos sobre a temática abordada, assim como as tendências de pesquisas e insights para estudos futuros. A principal contribuição deste estudo, é de caráter exploratório e vai além de mapeamento da evolução teórica-conceitual, suas principais influências teóricas, correntes teóricas existentes e as frentes teóricas atuais sobre cadeia de suprimentos verde, pois permite aumentar a compreensão da formação e evolução.
Khan, SAR e Qianli, D. (2017). Impacto das práticas verdes de gestão da cadeia de abastecimento no desempenho das empresas: um estudo empírico da perspectiva do Paquistão. Ciência Ambiental e Pesquisa sobre Poluição, 24 , 16829-16844. https://doi.org/10.1007/s11356 z 017 z 9172 z 5 Khan, SAR, Qianli, D. e Zhang, Y, (2018). O Impacto das Práticas da Cadeia de Fornecimento Verde no Desempenho Empresarial: Evidências de Empresas de FMCG do Paquistão. Jornal de Sistemas Avançados de Manufatura, 17 (02), 267-275. https://doi.org/10.1142/S0219686718500166 Khan, SAR, Zhang, Y e Nathaniel, S. (2020).