Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: Uma análise setorial listada no ISE no período pandêmico
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Anna Carolina Brito Goulart Saldanha
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis
2 - Sérgio Murilo Petri
- Programa de Pós-Graduação em Contabilidade PPGC/CCN/CSE/UFSC Responsável pela submissão
3 - Amanda da Silva Camargo
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
4 - Luana Ramos Figueiredo Petri
-

Reumo

As companhias elegíveis para inclusão no índice são aquelas que se destacam na adoção de estratégias e práticas que favorecem o desenvolvimento sustentável (ISE B3, 2023). O ISE é composto por empresas que se destacam em critérios ambientais, sociais e de governança corporativa, sendo avaliadas anualmente, possuindo o diferencial por serem reconhecidas em adotarem práticas de sustentabilidade em suas operações (DIAS, 2008; GOMES, 2017; SANTOS et al., 2022). Essas empresas geralmente possuem estratégias de gestão sustentável, considerando aspectos financeiros e não financeiros.
A questão de pesquisa: Quais foram as mudanças no período pandêmico da Covid-19, nas empresas listadas na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da [B]³?.Por meio do Objetivo mostrar as mudanças na sustentabilidade financeira das corporações nacionais antes e depois do período pandêmico, permitindo que obtenham informações sistemáticas e de perfil sobre liquidez e ciclo financeiro, visando empresas listadas no ISE
As pesquisas apontam para uma seletividade na divulgação das informações atreladas a questões ambientais, sendo em sua maioria positivas e qualitativas, implicando no não atendimento do princípio da divulgação plena, resultados estatísticos obtidos indicaram superioridade de desempenho econômico-financeiro das empresas participantes do ISE em relação àquelas não participantes de acordo com Palavecini e Miecoanski (2017), Guimarães, Rover e Ferreira (2018), Silva e Lucena (2019), Monteiro, Santos e Santos (2020), Galvão (2022).
O levantamento na sustentabilidade financeira das corporações nacionais antes e depois da pandemia da Covid-19, visando empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B³, foi utilizado os Índices de Liquidez Geral, Liquidez Circulante, Liquidez Seca e Liquidez Imediata, e o indicador de Ciclo Financeiro, equivalente aos anos de 2018 a 2021, para realizar uma análise do desempenho financeiro-econômico das companhias da amostra.
Como principais resultados contatando-se que o Setor VII, que é da Saúde foi o que teve maior repercussão, em relação aos resultados encontrados, foi possível também, observar que os efeitos da Covid-19 tiveram impactos inferiores ou passageiros nas empreses listadas no ISE, demonstrando uma possível relevância na sustentabilidade financeira para o desempenho das companhias de capital aberto. Neste sentido, a pesquisa tem uma contribuição a acrescentar nos estudos científicos do tema abordado, vendo a necessidade de apresentar resultados da situação das organizações afetadas pela paralização.
Com proposta evidenciar os reflexos da pandemia nas empresas do ISE, tendo como ponto central a análise da relação entre a sustentabilidade empresarial com a liquidez e o ciclo financeiro das empresas, onde com isso podendo trazem contribuições importantes para a compreensão do assunto. Os objetivos deste estudo foram atingidos, uma vez que se pôde mostrar as mudanças do período pandêmico com foco na sustentabilidade financeira e empresarial, nas empresas listadas no ISE da B³, utilizado os Indicadores de Liquidez e do Ciclo Financeiro.
GALVÃO, N. M. S.. Sustentabilidade da Liquidez no Setor da Moda do Brasil: antes e durante a Covid-19. Revista de Administração, Regionalidade e Contabilidade, v. 1, n. 1, 2022. MONTEIRO, A. A. F.; DOS SANTOS, T. R; DOS SANTOS, G. C.. Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e Desempenho Econômico-Financeiro nas Empresas da B3. Ragc, v. 8, n. 38, 2020. SILVA, V.M.; DE LUCENA, W. G.L.. Contabilidade ambiental: análise da participação no íISE e a rentabilidade das empresas lilistadas na [B] 3. Revista Gestão & Tecnologia, v. 19, n. 2, p. 2019.