Resumo

Título do Artigo

COMPARATIVO SETORIAL DE DESEMPENHO ESG: EVIDÊNCIAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE B3)
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Isabella de Souza Reina Gottzandt
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - Piracicaba
2 - Juliano Augusto Orsi de Araujo
Universidade Ibirapuera - Mestrado Profissional em Administração Responsável pela submissão

Reumo

O engajamento dos investidores e o comportamento dos consumidores, somados à regulamentação e à expectativa de geração de retorno acima do mercado, estão colocando os princípios ambientais, sociais e de governança (“Environmental, Social and Governance”, ESG) em primeiro plano na agenda do ambiente corporativo Dada a importância do tema ESG e a conjuntura dos setores de mercado, observa-se, portanto, a oportunidade em realizar uma análise enfocada em comparações setoriais de desempenho ESG entre os setores de utilidade pública/energia elétrica, financeiro/bancos e telecomunicações.
O objetivo geral do trabalho é analisar comparativamente os setores de utilidade pública/energia elétrica (distribuição), financeiro/bancos e telecomunicações, quanto ao desempenho ESG, utilizando como base as informações divulgadas pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e os Relatórios da Administração publicados pelas empresas que fazem parte da composição da carteira desses setores em 2022. Como objetivos específicos, o trabalho busca fazer um diagnóstico de quais setores possuem melhor performance e constatar pontos chave de diferenciais de desempenho.
O ISE apresenta cinco dimensões. Toda dimensão tem o mesmo peso, o desequilíbrio entre o número de perguntas para cada dimensão pode indiretamente trazer uma perspectiva enviesada para o resultado do questionário e, consequentemente, do índice no geral. As dimensões são: Capital Humano (práticas trabalhistas, SST, e engajamento, diversidade e inclusão); Governança Corporativa e Alta Gestão (Fundamentos, gestão risco, práticas, ética, gestão); Modelo de Negócio e Inovação (Sustentabilidade, design, eficiencia, entre outros); Capital Social (direitos humanos, cidadania). Meio Ambiente (impactos)
Pesquisa aplicada, explicativa e quali-quantitativa. Dados extraídos da B3 para empresas dos setores investigados contidos no ISE 2022. A análise quantitativa consistiu na interpretação da tabela de respostas do questionário, a nota mínima, média e máxima alcançada entre as empresas avaliadas nas cinco dimensões do questionário. Para a análise qualitativa, foi utilizado o processo de mineração de texto, o qual consiste em uma série de técnicas que buscam extrair informações úteis a partir de dados textuais não estruturados de vários tipos de documentos (Truyens e Van Eecke, 2014).
Os resultados da análise quali-quantitativa dos setores de mercado analisados também convergem para a mesma conclusão da estrutura do questionário. É fundamental que as discussões acerca do capital humano, social e ambiental encontrem mais eco dentro do ambiente corporativo e que as iniciativas propostas transcendam o ambiente interno (colaboradores, cultura etc.) e atinjam às diversas partes interessadas externas (clientes, fornecedores, sociedade etc.).
O objetivo principal de analisar comparativamente os setores de utilidade pública/energia elétrica, financeiro/bancos e telecomunicações, quanto ao desempenho ESG, utilizando como base as informações divulgadas pelo ISE B3 e os Relatórios da Administração publicados pelas empresas desses setores, foi alcançado. O resultado das análises quali-quantitativas mostra que os objetivos específicos, de fazer um diagnóstico de quais setores possuem melhor performance e constatar pontos chave de diferenciais de desempenho, foram igualmente alcançados.
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais [ANBIMA]. 2022. Retrato da sustentabilidade no mercado de capitais. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2022. BlackRock. 2019. An Evolution in ESG Indexing. Disponível em: < https://www.chinaesg-pa2f.com/upload/file/20210313/20210313211157575757.pdf >. Acesso em: 17 abr. 2022. Governance & Accountability Institute [G&A]. 2020. 2020 Flash Report. Disponível em: < https://www.ga-institute.com/research-reports/flash-reports/2020-sp-500-flash-report.html>. Aces