Resumo

Título do Artigo

MODELO DE NEGÓCIOS CIRCULAR E RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE MANAUS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - jefferson amadeu ferreira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS - Campus Manaus Distrito Industrial Responsável pela submissão
2 - Beth Luna Monteiro Moreira
Instituto Federal do Amazonas - IFAM - Manaus
3 - Marcia Maria Costa Bacovis
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas- Campus Manaus Distrito Industrial

Reumo

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito - SENATRAN, órgão da administração federal, em abril de 2022 existiam 112.444.241 de veículos registrados em todo o território nacional, isto equivale a 41 milhões de pneus produzidos por ano no país. A logística reversa de pneus é um mercado ainda com grandes possibilidades de expansão. Este estudo apresentar o modelo de negócios circular de uma empresa que transforma pneus inservíveis em novos produtos através da logística reversa como uma forma empreendedora para fechar o ciclo de produção de novos produtos com insumos diferenciados.
O problema de pesquisa está em como resolver o problema da grande quantidade de pneus inservíveis na cidade de Manaus. Assim, o objetivo é apresentar o modelo de negócios circular de uma empresa que transforma pneus inservíveis em novos produtos utilizando-se da logística reversa como uma forma para o fechamento do ciclo de produção, com a possibilidade da manufatura de produtos com insumos diferenciados. As pesquisas envoltas nos modelos de negócios circular no estado do Amazonas ainda são pouco exploradas especialmente sobre a coleta de pneus usados e inservíveis que originem novos objetos.
Na fundamentação teórica deste trabalho é apresentado um modelo de negócio circular, que se utiliza da logística reversa para a coleta adequada e a destinação final dos pneus inservíveis. A importância da logística reversa dos pneumáticos como um fator mitigador dos impactos negativos causados pelo descarte incorreto de pneus no meio ambiente.
Foram adotados a pesquisa bibliográfica, e a tipologia de pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados envolveu a técnica de documentação indireta, particularmente dados de fontes secundárias. Foram analisadas as informações disponibilizadas na web, como site de órgãos reguladores ambientais e de associações ligadas ao segmento de pneumáticos. Utilizou-se de entrevistas com Diretora Executiva e coordenador de produção da empresa para conhecer o processo de transformação dos elastômeros dos pneus em novos produtos ao abordar planejamentos empresariais com vistas a novos produtos.
O Estado do Amazonas possui aproximadamente 2,53 habitantes por km², ao passo que possui 410,89 pneus por km². Este número expressa o acumulo de um rejeito que pode ser adicionado a outros compostos e ser transformado em novo produto viável à economia local. Ainda muito prematuro, mas devem ser efetuadas pesquisas para mensurar a viabilidade de um novo negócio, a fim de propor pesquisas e linhas de desenvolvimento no campus Manaus, juntamente com o apoio de empresas que podem se interessar nesse nicho agregador de valores do referido rejeito.
O descarte adequado de resíduos sólidos é um dos grandes desafios ambientais a serem resolvidos através da crescente quantidade de veículos no Brasil, com a consequente geração de pneus inservíveis. O grande potencial que a logística reversa, como ferramenta da Economia Circular, nos apresenta uma oportunidade economicamente viável de um resíduo que foi considerado rejeito em décadas atrás. Esta pesquisa destacou, também a identificação de soluções para pneus em fim de vida útil, aliando a sustentabilidade econômica com a ambiental para pesquisas laboratoriais em instalações do IFAM CMDI.
AMERA, empresa de coleta e transformação na destinação de pneus usados em Manaus, site de informações sobre a empresa. Disponível em: https://amera.com.br/quem-somos/. Acesso em 12 jun 2023; CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução 416, de 30 de setembro de 2009. Disponível em: http://conama.mma.gov.br/. Acesso em: 11 junho 2023; MARTINS, Leilson Lima. Logística reversa de pneus usados e inaproveitáveis: um estudo de caso em uma empresa do município de Araguaína - TO. Brasil. 2022. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.