Resumo

Título do Artigo

REPENSANDO A MOBILIDADE E O TRANSPORTE PÚBLICO NO PÓS-PANDEMIA: Como a sustentabilidade pode virar passageira?
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Giareta Durante
Universidade Federal do Ceará - UFC - Departamento de Administração
2 - Diego de Queiroz Machado
- Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC/UFC) Responsável pela submissão
3 - Augusto Cézar de Aquino Cabral
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

No Brasil, a precarização dos serviços de transporte coletivo está entre os principais problemas da mobilidade urbana, e só se intensificou com a pandemia. Estudos revelaram a preferência acentuada pelo transporte privado, dados os riscos de contaminação dos meios coletivos, não apenas no Brasil. Diante dessa discussão em torno dos impactos do transporte público, seus aspectos de higienização e o contexto da covid-19, esse ensaio tem como objetivo geral discutir acerca dos dilemas em torno da sustentabilidade no setor de transporte durante a pandemia da covid-19.
São apresentadas discussões em três tópicos distintos: o primeiro foca na contextualização em torno da crise desencadeada pela covid-19 sob a ótica da sustentabilidade; em seguida, são discutidos os principais impactos da covid-19 para os negócios ao redor do mundo; e, por fim, no último tópico são analisados os principais dilemas em torno da sustentabilidade, como foco no setor de transporte, durante a pandemia. Destacou-se a sustentabilidade como crucial na recuperação e melhoria do setor de transportes públicos após a pandemia.
A pandemia colocou em evidência a necessidade de rever a organização do mundo, as relações homem-natureza e as prioridades vigentes, o que recai também na maneira como a sustentabilidade é implementada e pesquisada. Espera-se, portanto, que o avanço nas pesquisas e discussões culminem em avanços significativos para o setor de transporte, foco deste ensaio, especialmente frente ao risco de enfrentamento de novas pandemias no futuro.
LIMA, G. C. L. S.; CARVALHO, G. S. D.; FIGUEIREDO, M. Z. A incompletude dos contratos de ônibus nos tempos da covid-19. Revista Administração Pública – RAP, v. 54, n. 4, 2020. MORENO, T. et al. Tracing surface and airborne SARS-CoV-2 RNA inside public buses and subway trains. Environment International, v. 147, 2021. ZHANG, J.; HAYASHI, Y.; FRANK, L. D. Covid-19 and transport: findings from a world-wide expert survey. Transport Policy, v. 103, p. 68-85, 2021.