Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Percepções dos moradores em Sinop/MT sobre ações não sustentáveis
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - RENATA ALVES DE OLIVEIRA
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - FACISA/Sinop-MT Responsável pela submissão
2 - Nickole Pereira dos Santos
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - FACISA SINOP
3 - Vera Lucia Galdino Tumelero
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - Campus Imperial
4 - Angélica Michelle Oliveira Xavier
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - facisa
5 - ANANIAS FRANCISCO DOS SANTOS
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Reumo

A Educação Ambiental é um processo de aprendizagem que visa promover a conscientização e a compreensão das questões ambientais, bem como incentivar a ação responsável e sustentável em relação ao meio ambiente. Ela envolve a educação da população e das comunidades sobre questões relacionadas à natureza, recursos naturais, poluição, conservação e outras questões ambientais relevantes (LOUREIRO e LAMOSA, 2015). Ela desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade, ajudando as pessoas a entenderem como suas escolhas e comportamentos afetam o meio ambiente.
Como os residentes de quatro bairros em Sinop, Mato Grosso, percebem as ações não sustentáveis têm impactos prejudiciais ao meio ambiente? Para responder a essa problemática, determinou-se como objetivo analisar as percepções dos residentes de quatro bairros no Município de Sinop, Mato Grosso, em relação às ações que causam impactos negativos no meio ambiente.
Lopes et al. (2023) afirmam que a educação, derivada do verbo "educar", pode ser conceituada como o refinamento das capacidades humanas por meio do desenvolvimento de atividades intelectuais e éticas. Além de ter considerável importância para os indivíduos, a educação é também um fenômeno social que permite a transmissão de elementos culturais básicos para garantir a coexistência na sociedade para as gerações futuras. Esse fenômeno remonta à própria história. Essa abordagem incorpora significativamente a ideia de promover a construção de sociedades sustentáveis sociais, ambientais e econômicos
Nesta pesquisa, os dados serão descritos por meio de Tabelas, Nuvem de Palavras e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A nuvem de palavras, também conhecida como "word cloud" em inglês, é uma representação visual de palavras em que o tamanho de cada palavra é proporcional à frequência com que ela aparece em um determinado conjunto de texto (PRAIS e ROSA, 2017). Por sua vez, o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) é uma técnica de tabulação e organização de dados qualitativos que se baseia na teoria da Representação Social.
A Tabela 2 apresenta o posicionamento dos moradores de quatro bairros em relação ao desperdício de água em duas situações: tomar banhos excessivamente longos e deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. No caso dos banhos longos, a maioria (44,3%) concorda totalmente com a visão de que isso é uma ação não sustentável, enquanto 29,9% concordam. A presença de participantes indiferentes é de 11,9%, enquanto 14% discordam de alguma forma. Já em relação a deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, a maioria (47,8%) concorda totalmente com a afirmativa.
Os resultados da pesquisa revelam diversos desafios enfrentados pela comunidade em relação às práticas não sustentáveis, como falta de apoio das autoridades locais, descarte inadequado de resíduos, conscientização limitada e desinteresse na preservação ambiental. A Educação Ambiental emerge como uma ferramenta crucial para abordar esses problemas, promovendo conscientização e mudança de mentalidade. Além disso, destaca-se a necessidade de disponibilizar informações acessíveis sobre sustentabilidade para capacitar os membros da comunidade a adotarem comportamentos mais sustentáveis.
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento Sustentável: das origens a agenda 2030. São Paulo: Vozes, 2020. CLARO, B. O. P.; PIMENTEL CLARO, D.; AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração-RAUSP, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 289-300, outubro-dezembro 2008. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental. Educação e Realidade, v. 34, n. 03, p. 11-15, 2009. DIAS, Antonio Augusto Souza; DIAS, Marialice Antão de Oliveira. Educação ambiental. Revista de direitos difusos, v. 68, n. 2, p. 161-178, 2017.