Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UMA EMPRESA MINERADORA DE FERTILIZANTES COM A UTILIZAÇÃO DE MODELO DE CRIAÇÃO DE VALOR SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Ana Paula Priscila Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - JARDIM BOTANICO Responsável pela submissão
2 - Ila Meira Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Curitiba
3 - Stephanie Massaki
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Campus Botânico/Curitiba
4 - Simone Cristina Ramos
-

Reumo

Para Dyllick e Muff (2015) cada vez mais as empresas concordam que a adoção de estratégias relacionadas à sustentabilidade é necessária para serem competitivas. Enquanto o discurso do desenvolvimento sustentável se concentrava em alcançar as metas globais, o discurso da sustentabilidade empresarial é focado no valor do negócio (estratégias ganha-ganha). O que é comum a ambos os conceitos é que a sustentabilidade empresarial está claramente focada na criação de valor de negócios por meio do gerenciamento de sustentabilidade.
Como base nesse contexto, o problema de pesquisa que orientou esse estudo foi: Como o modelo de criação de valor sustentável proposto por Hart e Milstein (2004) pode ser adotado por uma empresa mineradora de fertilizantes? Este estudo pretende contribuir para melhor compreensão da sustentabilidade em empresas do setor de mineração, tendo como objetivo analisar as práticas sustentáveis em uma empresa de fertilizantes relacionando essas práticas com a teoria da criação de valor sustentável.
Para Hahn et al. (2018) a sustentabilidade empresarial representa um conceito abrangente que liga as atividades organizacionais aos resultados em sistemas sociais e naturais em que se espera que as empresas melhorem o bem-estar da sociedade. Dyllick e Muff (2015) argumentam que tornar-se um negócio sustentável é um desafio para as empresas, principalmente para negócios orientados para o aspecto empresarial. Hart e Milstein (2003, 2004) propõem um modelo que visa unificar a prática de sustentabilidade com a criação de valor para o acionista, que foi adotado como modelo teórico deste estudo.
Este estudo adotou a estratégica qualitativa de estudo de caso único (Yin, 2015), considerando que a empresa pesquisada possuía características que permitem considerá-la exemplar, por suas ações sustentáveis com focos ambiental e social. A empresa selecionada atua no setor de mineração de fertilizantes, no caso o potássio. Esta pesquisa coletou evidências por meio de um questionário online e pesquisa documental. As informações coletadas foram analisadas de acordo com a estrutura do modelo de Hart e Milstein (2003, 2004) e com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Inicialmente as ações da Empresa de Fertilizantes são apresentadas tomando como base o modelo de criação de valor sustentável de Hart e Milstein (2003 e 2004), distribuídas nos quatro quadrantes. Pode-se perceber, que as práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa mineradora de fertilizantes estão alinhadas com as dimensões para a criação de valor sustentável e a forma como ela planeja o futuro e a longevidade do negócio. A análise dos dados obtidos no questionário apontou, a partir da percepção dos participantes, que a empresa possui uma cultura de divulgação das práticas sustentáveis.
O modelo de criação de valor sustentável torna clara as inúmeras oportunidades associadas ao desenvolvimento sustentável que podem ser mais bem exploradas pela empresa. No entanto, a objetividade do modelo, com sua visualização em quatro quadrantes, não deveria ser confundida com a facilidade de implementação de ações práticas. As tarefas envolvidas na sua implementação e avaliação são desafiadoras e complexas, sugerindo que apenas empresas com foco prioritário na sustentabilidade serão capazes de realizar todas essas ações apresentadas nesses quadrantes.
DYLLICK, Thomas; MUFF Katrin Clarifying the Meaning of Sustainable Business: Introducing a Typology from Business-as-Usual to True Business Sustainability. Organization & Environment, 2015. p.1–19 HAHN, Tobias; FIGGE, Frank; PINKSE, Jonatan, PREUSS, Lutz. A Paradox Perspective on Corporate Sustainability: Descriptive, Instrumental, and Normative Aspects. Journal of Business Ethics, v. 148, 2018, p. 235–248. HART, S. L.; Milstein, M.B. Creating sustainable value. Academy of Management Executive, v. 17, n. 2, 2003, p. 56-69