Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE PRÁTICAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM FÁBRICAS DE CALÇADOS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Dusan Schreiber
- Mestrado em Administração Responsável pela submissão
2 - Débora Alessandra Da Silva
-

Reumo

Neste trabalho de pesquisa foram investigadas as práticas adotadas em duas indústrias de calçados, localizadas na região sul do país, Vale do Sinos, para realizar o tratamento de resíduos sólidos. A literatura científica, tanto nacional, como internacional, converge na percepção de relevância do impacto ambiental gerado nesta cadeia produtiva, tanto em virtude do volume total de calçados que são anualmente fabricados e comercializados, como em face das dificuldades relacionadas com a disposição do calçado, ao fim de sua vida útil.
O problema de pesquisa formulado foi: “ Como as indústrias de calçados se organizam para realizar o gerenciamento ambiental? “ Desta forma o objetivo do estudo foi o de identificar e analisar, à luz da literatura científica revisada, que versa sobre resíduos das indústrias de calçados, as práticas adotadas no tratamento de resíduos sólidos.
O trabalho inicia com a revisão teórica sobre principais matérias primas utilizadas pelo setor calçadista, insumos que geram maior impacto ambiental e os tratamentos que são adotados para os resíduos sólidos gerados. Foram analisadas obras seminais e também contemporâneas, o que contribuiu para a robustez da revisão teórica.
Para alcançar o objetivo optou-se pela estratégia de estudo de caso em duas empresas, usando a abordagem qualitativa, com a coleta de dados empíricos por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores organizacionais, indicados pela direção das referidas organizações, além de levantamento documental e observação sistemática participante.
Os resultados evidenciaram que as duas empresas, uma de grande porte e a segunda de porte pequeno, tem clara percepção da necessidade de adotar práticas sustentáveis e já realizaram diversos ajustes no sistema organizacional para promover o alinhamento com os princípios de sustentabilidade. No entanto, as ações e iniciativas adotadas até o presente momento evidenciam que as duas organizações encontram-se ainda em estágio inicial da sustentabilidade, especialmente no processo de tratamento de resíduos sólidos.
O estudo apresenta algumas limitações, com destaque para o desenho metodológico, de estudo de caso múltiplo, em duas organizações industriais, que dificulta generalização dos resultados para os ambientes organizacionais de outras indústrias calçadistas. Apesar disso, os resultados demonstraram as práticas adotadas para promover a sustentabilidade e construir um modelo viável de gestão ambiental.
ZORN, Gerson; POSSA, Silvia Regina; SCHERER, Cristiano. Dossiê técnico: processo de fabricação do calçado. Novo Hamburgo, RS: SENAI RS, 2007. 44 p. Disponível em: https://senairs.org.br. Acesso em: 05 abr. 2023. SANTOS, Meire Oliveira. Sustentabilidade no design: uma abordagem aos resíduos limpos das indústrias do calçado. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em design e Marketing) – Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/39204. Acesso em: 08 mar. 2023.