Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE ECONOMIA VERDE E CRESCIMENTO VERDE: um estudo da literatura com o uso das leis bibliométricas
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - RODRIGO BERGER BELIN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR Responsável pela submissão
2 - HEITOR LOPES FERREIRA
- Universidade Federal de Rondonópolis

Reumo

Os recursos naturais desempenham um papel crucial, contribuindo para o crescimento dos países. Diante disso, surge a economia verde com o objetivo de melhorar o bem-estar humano, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica. Não obstante a isto, o crescimento verde advém como uma estratégia importante para alcançar o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Nesse contexto, a presente contribuição visa realizar um estudo para analisar a economia verde e do crescimento verde com o emprego de técnicas sistemáticas de revisão bibliométricas.
Este estudo sistemático na literatura teve como objetivo identificar e analisar os contrastes entre a economia verde e o crescimento verde, bem como os principais tópicos, autores e publicações relacionadas a esses temas em várias áreas.
A economia verde é um modelo econômico que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental. A China, a Coreia do Sul e a União Europeia são exemplos de países que estão adotando a economia verde. O crescimento verde é um conceito que busca conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Ele pode ser promovido por meio de diversas medidas, como investimento em energias renováveis, eficiência energética e redução da poluição. O crescimento verde é um caminho importante para o desenvolvimento sustentável.
A coleta de dados para este estudo bibliométrico foram realizadas no mês de julho de 2023, utilizando fontes extraídas da base de dados “Scopus”. Nessa base de dados, é possível utilizar opções de filtragem que permitem restringir a busca por informações usando parâmetros de seleção, como tipo de acesso à publicação, período, área da matéria, tipo de documento, palavras-chave, linguagem, dentre outros. Para este estudo, optou-se por selecionar periódicos de áreas multidisciplinares, com foco em palavras-chave que delimitam os assuntos no período de busca de quatro anos (2018 a 2022).
Os corpos textuais foram analisados, aplicando as três leis bibliométricas: a Lei de Lotka, a Lei de Brandford e a Lei de Zipf. As análises dos autores identificaram Zaman k., Khan S. A. R., Nassani, A. A., Song, M., Umar M., Bekun F. V., Yu Z., Sharif A. como os pesquisadores com maior número de artigos. Usando a Lei de Brandford para os periódicos, as revistas Energies, Journal of Cleaner Production, Sustainability (Switzerland) e Solar Energy foram as que mais publicaram artigos. Já o uso da Lei de Zipf verificamos que as palavras que mais aparecem nos textos são “Green” e “Developmente”.
A pesquisa buscou identificar os principais assuntos que estruturaram o campo científico da economia verde e crescimento verde, pode-se verificar que as áreas que mais publicam em relação a estes assuntos foram revistas relacionadas a produção limpa, incluindo tecnologia, economia, política, regulação, sustentabilidade, meio ambiente, sociedade e energia. Foi identificado que ao longo do tempo os conceitos passaram por mudanças de acordo com o desenvolvimento industrial dos países desenvolvidos e emergentes.
Adamowicz, M. (2022). Acordo Verde, Crescimento Verde e Economia Verde como Meio de Apoio para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade, 14(10), 5901. DOI: 10.3390/su14105901. Bradford, S. C. (1961). Documentação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. Lotka, A. J. The frequency distribution of scientific productivity. Journal of the Washington Academy of Sciences, [S.l.], v. 16, n. 12, p. 317-323, 1926. Zipf, G. K. Review of Human behavior and the principle of least effort (1949). Journal of Consulting Psychology, 13 (3), 224. https://doi.org/10.1037/h0052803.