Resumo

Título do Artigo

A logística de mobilidade urbana entre Santos e Guarujá
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Felipe do Nascimento Macedo
FATEC BS - Prof. Rubens Lara - Fatec Rubens Lara - santos Responsável pela submissão
2 - VITORIA CAROLINA ALVES DE CARVALHO
FATEC BS - Prof. Rubens Lara - LOGÍSTICA

Reumo

A constante evolução das cidades de Santos e Guarujá é uma realidade indubitável. Sua concentração urbana é um reflexo das atrativas realidades que as duas cidades podem oferecer, tanto no âmbito turísticos como na parte empregatícia. No entanto, com tal crescimento, é esperado problemas em certos aspectos. Para isso, esta investigação assume a forma de um estudo de caso da movimentação urbana entre Santos e Guarujá.
Quais são as atuais formas de conectar as duas cidades e como otimizar a ligação com propostas que melhor adequem a população que descolocam entre as duas cidades diariamente? Sendo essas as problemáticas da pesquisa, irá ser detalhado opções para efetuar a ligação seca entre os dois municípios, onde será mencionado a ponte e o túnel, tendo em vista que essas são construções aguardadas por muitos anos, relevante para a baixada santista que envolve a participação do Estado e da União.
Santos e Guarujá são cidades litorâneas do estado de São Paulo, Brasil, com histórias interligadas desde a colonização. Apesar do desenvolvimento independente, enfrentam desafios de mobilidade urbana, incluindo congestionamento de trânsito devido à concentração de empregos no centro de Santos. O turismo sazonal também afeta o tráfego. As principais opções de transporte entre as cidades são a balsa e a Rodovia Cônego Domenico Rangoni, ligando Cubatão ao Guarujá.
A pesquisa apresenta uma investigação empírica para auxiliar na compreensão desse projeto. Adquirindo um carácter exploratório que deseja apresentar as informações coletadas através de artigos científicos, relatórios de pesquisa jornalísticas, sites e vídeos. Tornando evidente a compreensão, utilizando a metodologia teórica e trazendo fundamento ao estudo com as notícias mais atualizadas até a seguinte postagem desse artigo. Nesse estudo, será abordado os impactos da mobilidade urbana no desenvolvimento das cidades e o projeto com melhor planejamento em conjunto das atividades portuárias.
Segundo Oliveira (2021), o primeiro projeto para conectar as duas cidades ocorreu em 1927, demonstrando a antiga necessidade em ligar os dois municípios. Desde então, diversos projetos foram apresentados na diligência de uma proposta viável, que não comprometa os valores sustentáveis, o desenvolvimento das cidades e que fosse correspondente as necessidades do Porto de Santos, abrangendo a capacidade de mobilidade de ambas as cidades. Ao decorrer dessa pesquisa percebe-se que a ligação seca através do túnel submerso é a melhor opção para solucionar a movimentação intensa entre Santos e Guarujá.
Com a análise de dessa pesquisa, podemos afirmar que a proposta mais assertiva, que abrange todas as variáveis e propicia o desenvolvimento é o túnel submerso, indo de acordo com a necessidades atuais das duas cidades. Atualmente o gerenciamento da ligação seca Santos - Guarujá tramita entre autoridades públicas e privadas, um debate antigo que busca apresentar a proposta mais moderna em sanar os problemas mencionados.
https://www.systra.com.br/pt_br-projeto/ponte-entre-santos-e-guaruja-projeto-basico-der-sp https://www.econstor.eu/handle/10419/144634 https://conic-semesp.org.br/anais/files/2013/trabalho-1000015782.pdf https://www.moneytimes.com.br/ponte-ligando-santos-ao-guaruja-e-mais-vantajosa-para-ecorodovias-e-santos-brasil/ https://www.ifmg.edu.br/arcos/ensino-1/tai/20181_TAI3_Pontetreliada.pdf/@@download/file/20181_TAI3_Pontetreliada.pdf https://www.anpet.org.br/ssat/interface/content/autor/trabalhos/publicacao/2013/52_AC.pdf http://www.dh.sp.gov.br/travessias/travessias-automoveis/santos-guaruja/