Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA PROMOCIONAL DE UM PEQUENO PRESTADOR DE SERVIÇO: CASO DE UMA MICROEMPRESA INDIVIDUAL DE SERVIÇOS ELÉTRICOS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Henrique Gustavo Rusch
-
2 - Flávio Régio Brambilla
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração Responsável pela submissão

Reumo

O presente estudo, fundamentado no Marketing, analisou os aspectos promocionais da microempresa Germânia Instalações Elétricas. Trata-se de microempresa individual localizada no município de Candelária, RS, Brasil. A empresa oferece serviços como instalações e reforma de padrões de entrada de energia, reforma e manutenção elétrica residencial e demais serviços da parte elétrica que envolvem residências. O trabalho é centralizado no contexto do pequeno prestador de serviço, ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
Como objetivo, esta pesquisa busca analisar as ações de marketing que a organização está adotando, mapear o que o mercado entende sobre esse segmento, e propor melhorias com base nas informações adquiridas. Trata-se da identificação de como pode ser implantado, na prática, o ODS 8, qual preconiza Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Esta modalidade de atuação profissional representa uma alternativa de trabalho reconhecido e valorizado, mas requer estudos para que possa ser entendido como os profissionais microempreendedores individuais podem organizar sua atividade laboral.
Fundamenta-se o estudo com base na noção de marketing estratégico, em específico com o direcionamento ao marketing de serviços, teoria que suporta a análise do caso empírico. Para tanto, o Composto de Marketing de Serviço, ou 7Ps, são os preceitos que fornecem o suporte ao atendimento do objetivo de identificar as ações de marketing estipuladas no serviço em questão, ou para empresas análogas no formato de estruturação. Por fim, é importante o destaque ao marketing para microempresas individuais, quais necessitam divulgar seus serviços ao público de interesse.
O método adotado teve uma orientação para Estudo de Caso, através de abordagem mista de pesquisa. Foi desenvolvida coleta de dados quantitativa com o mercado consumidor deste tipo de serviço, em formato de levantamento de dados (survey). Como abordagem complementar, e para se obter as visões de clientes e também do prestador de serviço, foi conduzida entrevista semiestruturada com o proprietário do empreendimento.
Os resultados apontam fatores relacionados ao formato de divulgação do serviço de um microempreendedor individual. As referências de família e de amigos representam a maior força de marketing deste tipo de empreendimento, via boca a boca positivo. Redes sociais também são formas apropriadas para divulgar os serviços. Outros fatores de tomada de decisão dos clientes são as informações detalhadas do prestador e do serviço, organização geral e também a existência de postagens em mídias sociais atualizadas. Dentre as redes sociais de preferência dos consumidores, Instagram é a mais relevante.
Estudou-se neste artigo o elemento promocional do marketing de serviços (7Ps), focando principalmente nas redes sociais da empresa, uma microempresa individual, que na?o possui muitos recursos financeiros para realizar ac?o?es de marketing mais elaboradas, o que faz desse estudo relevante para este perfil de prestadores de serviços. Como sugesta?o para estudos futuros, sugere-se a pesquisa das ac?o?es de marketing para ale?m das redes sociais dos microempreendedores individuais, e a ana?lise dos resultados e das ac?o?es de marketing que foram sugeridas nesse trabalho.
HÜBNER, M.; RIBEIRO, M. E. O.; DE LAVOR, A. A; DA SILVA, A. C. A. Os 7 Ps como Ferramenta para Aumentar a Lucratividade. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.11, n. 38, p.1-15, 2017. OLIVEIRA, V. C. A Importância do Marketing para as Micros e Pequenas Empresas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 2, p. 28-40, 2020. UCHÔA, M. T.; COELHO, R. L. F.; SILVA, A. L. B. Comunicação Boca a Boca como Instrumento de Marketing para Micro e Pequenas Empresas. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 3, p. 175-193, 2021.