Resumo

Título do Artigo

TRANSIÇÃO SOCIOTÉCNICA E TRANSIÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Adriane de Fátima Machado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Unicentro Responsável pela submissão
2 - Sérgio Luís Dias Doliveira
-
3 - Alvaro José Argemiro da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Unicentro

Reumo

As mudanças e transformações, por meio, de inovações fazem parte do cenário atual, que faz com que as organizações públicas e privadas se esforcem para atingir objetivos sustentáveis continuamente. A transição sociotécnica possibilita essas transformações e mudanças em modelos e processos.
Esse artigo tem como objetivo identificar a quantidade de publicações, autores e periódicos que mais publicaram sobre o tema, bem como as palavras-chave mais empregadas em artigos científicos que tratam sobre transição sociotécnica para a sustentabilidade no período de 2017 a 2022, visando criar um arcabouço teórico para outras pesquisas. Quais são os setores que mais têm sido pesquisados em termos de transição sociotécnica para a sustentabilidade? Qual o volume de pesquisas tem sido publicado sobre esse tema?
A inovação segundo Schumpeter (1985), é a implantação ou adoção de novos produtos e processos. As transições são estudadas em razão de mudanças complexas que trazem a sociedade, que podem ser de formas chocantes e não graduais ou lineares trazendo em si uma dinâmica multinível, pelo fato de que as transições se encontram e um determinado sistema, sendo conceituadas como o resultado da dinâmica de ação entre os vários níveis (BERGEK, 2015).
Para o cumprimento do objetivo da pesquisa, empregou-se uma revisão sistemática, realizada por meio da metodologia do Methodi Ordinatio, que permitiu a seleção de 25 artigos para o estudo.
Considerando que os temas referentes às transições para a sustentabilidade e sociotécnicas, são bastante abrangentes, existe um grande espaço para a pesquisa, podendo ser percebido de diferentes formas (SAREEN; HAARSTAD, 2018), por esta razão pode-se inferir que é um campo em desenvolvimento (KOHLER et al, 2019), estando passivo a diferentes entendimentos (SORREL, 2018).
Conclui-se que a transição sociotécnica está em constante mudança e alçando novos contingentes, sendo este um campo amplo, e um avanço para a sociedade ao pensar não apenas em desenvolvimento, tecnologia, mas também nas questões sociais e ambientais.
GEELS, F. W. The multi-level perspective on sustainability transitions: Responses to seven criticisms. Environmental Innovation and Societal Transitions, v. 1, n, 1, p.24-40, 2011. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.eist.2011.02.002. Dez. 2022. GEELS, F. W. Understanding system innovations: a critical literature review and a conceptual synthesis. In: ELZEN, B.; GEELS, F. W.; GREEN, K. System Innovation and the transition to sustainability: theory, evidence and policy. Cheltenham: Northampton: Edward Elgar, p. 19-47, 2004. Dez. 2022 GEELS, Frank W. Dos sistemas setoriais de inovação