Resumo

Título do Artigo

UM DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - César Henrique Mattos Pires
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Responsável pela submissão

Reumo

Faz-se necessária a redução do aquecimento global no mundo e em Santa Catarina devido às mudanças climáticas e aos impactos ambientais que esse aquecimento causa. , a geração elétrica a partir do carvão em Capivari de Baixo, SC, além dos demais impactos ambientais e humanos devido ao ciclo do carvão, não contribuirá para redução dos GEE e consequentemente o Brasil e Santa Catarina, como governo subnacional, não atingirão as metas já estabelecidas. Com isso, em nível de estado, uma transição energética precisa ser feita de forma justa, com revisão dos subsídios.
Criação de um diagnóstico para entender como o ciclo do carvão até a queima para geração elétrica funciona na região sul do estado de Santa Catarina, sua inserção econômica e quais impactos ambientais e humanos que essa atividade causa. O diagnóstico servirá como subsídio para o desenho e revisão de políticas públicas, além de auxiliar nas tomadas de decisões.
a transição energética é principalmente apoiada pela mitigação das mudanças climáticas a fim de atingir um sistema de energia sustentável transformando os ciclos técnicos dentro de um sistema socioecológico que visa a ser mais renovável. Essa transição é um processo de longo prazo que envolve mudanças tecnológicas e socioeconômicas na geração, distribuição e uso de energia, que busca objetivo é alcançar a descarbonização e o uso de fontes renováveis, garantindo a realização de funções socioeconômicas e promovendo a justiça social e o bem-estar (GARCÍA-GARCÍA et al, 2020).
A obtenção das informações se deu por meio da coleta de dados quantitativos e qualitativos de fontes públicas online, incluindo bancos de dados, artigos científicos, trabalhos acadêmicos e sites institucionais. Este processo resultou em uma abordagem descritiva e robusta, que servirá como base para a análise da situação atual como subsídio à formulação de estratégias relacionadas à transição energética justa na região .
A região sul de Santa Catarina é a principal região de interesse no estado quando se discute TEJ – transição elétrica de combustíveis fósseis para geração por fontes renováveis considerando todos os atores envolvidos nesse processo. Alguns municípios do sul catarinense têm a sua economia em partes interligadas ao ciclo do carvão mineral até a geração elétrica. Posto isso, é necessário conhecer a população e a economia desses municípios quando se pretende fazer a TEJ.
Dessa forma, além dos benefícios ambientais e climáticos, uma TEJ para região também traria benefícios econômicos através de uma perspectiva mais contemporânea, diversa e sustentável para região. Assim, a partir do diagnóstico do ciclo econômico na região sul de Santa Catarina desde a lavra do carvão mineral até a queima no CTJL, é possível desenhar diretrizes e ações que possibilitam a criação de políticas públicas, ou a reforma delas, para que ocorra uma transição energética de fato na região e de forma justa.
GARCÍA-GARCÍA, P. et al. Just energy transitions to low carbon economies: a review of the concept and its effects on labour and income. Energy Research & Social Science, [S.l.], v. 70, dez. 2020.