Resumo

Título do Artigo

Relação da Influência das Estratégias Ambientais Individual e Coletiva no Desempenho Empresarial
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Isaac Matias
Universidade Federal do Pará - UFPA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Luann Yago Oliveira Maciel
Universidade Federal do Pará - UFPA - Administração
3 - CASSIO DOS SANTOS SIMÃO
Universidade Federal do Pará - UFPA - ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão

Reumo

A sobrevivência das empresas que exploram o ecoturismo depende dos recursos que, de maneira paradoxal, os consomem e ao mesmo tempo os preserva, já que são escassos e não renováveis. Este paradoxo ambiental vivenciado pelas empresas que exploram a atividade do turismo ecológico está relacionado à natureza e ao seu modo de produção nos destinos turísticos onde se localizam, implementando estratégias ambientais que a sustentem no mercado e melhore seu desempenho.
Problema de pesquisa: como se dá a relação da estratégia ambiental coletiva, da estratégia ambiental individual e o desempenho empresarial? O presente artigo tem por objetivo analisar a relação das Estratégias Ambientais Coletiva e Individual com o Desempenho de empresas que exploram a atividade do turismo ecológico.
Há evidências da influência positiva e significativa da Estratégia Ambiental Coletiva sobre a Estratégia Ambiental Individual, assim como dos dois tipos de estratégias ambientais no Desempenho das empresas selecionadas como amostra. A simbiose entre estratégias ambiental coletiva ou cooperativa e Ambiental Individual ou competitiva contribuem de alguma forma à proteção dos recursos naturais de uso comum entre as empresas imersas ao turismo ecológico ou ecoturismo nos destinos turísticos investigados.
Um total de 165 Empresas hoteleiras que exploram a atividade turística ecológica nos destinos turísticos de Alto Paraíso e Bonito no Brasil e Matarrañya e Alto Maestrazgo na Espanha compõem a amostra, que é composta por dados primários com recorte transversal, e submetidos à estatística descritiva e à Modelagem de Equações Estruturais – MEE.
Muito embora os quatro destinos turísticos ecológicos analisados disponham de atrativos com características distintas, sua classificação é determinada considerando-se atrativos disponíveis como área ou zona de proteção ambiental definida em Lei de Estado e que esteja no seu entorno. Outros serviços à demanda turística podem ser levados em consideração para a classificação da segmentação turística, a fim de atender estrategicamente as políticas públicas para o setor tanto no Brasil como na Espanha podendo repercutir no comportamento das empresas hoteleiras na adoção de estratégias ambientais.
O presente estudo também buscou trabalhar a MEE como um modelo mais robusto para análise das relações entre estratégias ambientais coletivas, individuais e a sua relação com o desempenho empresarial. A pesquisa mostrou a aplicabilidade do método e demostrou os valores de significância e na explicação do fenômeno com base nos construtos propostos e nas hipóteses formuladas.
Abbad, G. da S., Mourão, L., Meneses, P. P. M., Zerbini, T., Borges-Andrade, J. E., & Vilas-Boas, R. (2012). ''Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramenta para gestão de pessoas''. Porto Alegre: Artmed. Almeida, N. de P. (2013). ''O processo de Turisficação de Bonito ''(p. 193). Campo Grande: Editora UFMS. Álvarez, G. M. J., Burgos, J. J., & Céspedes, L. J. J. (2001). ''An analysis of environmental management, organizational context and performance of Spanish hotels''. Omega, 29(November 2016), 457–471. doi:10.1016/S0305-0483(01)00033-0