Resumo

Título do Artigo

INVESTIGAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CONTROLE INTERNO NO PODER LEGISLATIVO
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - JULIANA SALES CORDEIRO FERREIRA
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAC
2 - IGOR LOPES CORDEIRO
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Responsável pela submissão
3 - Sandra Maria dos Santos
- Universidade Federal do Ceará
4 - Augusto Cézar de Aquino Cabral
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

O presente trabalho investiga o estado da arte da produção científica sobre Controle Interno no poder legislativo, abordando os principais autores, a situação da produção por recortes geográficos, os temas correlatos, a co-ocorrência das palavras chave, bem como a evolução da produção científica. A pesquisa tem como ponto de partida a definição conceitual e a importância do controle interno na gestão pública, com destaque para as particularidades do controle interno em âmbito do poder legislativo municipal.
Diante do contexto apresentado, esta pesquisa pretende responder à seguinte questão: Qual estado da arte da produção científica sobre controle interno no poder legislativo? Para responder a questão de pesquisa o objetivo deste trabalho é realizar uma investigação sobre o estado atual da produção científica relacionada ao controle interno no poder legislativo. Para atingir esse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: analisar os principais autores nesse campo, examinar a produção científica por recortes geográficos, identificar os temas correlatos abordados.
O controle interno é uma ferramenta essencial de gestão que visa garantir a eficiência e eficácia dos processos administrativos, incluindo a fiscalização e monitoramento da gestão pública. Diversas definições de controle interno destacam a importância de alcançar objetivos como execução ordenada, ética e econômica, cumprimento de obrigações de accountability, conformidade com leis e regulamentos, e salvaguarda de recursos.No contexto do Poder Legislativo, o controle interno desempenha um papel importante na fiscalização das ações do Executivo.
Esta pesquisa utiliza uma abordagem descritiva e bibliométrica para investigar o estado da arte da produção científica sobre a implantação do Controle Interno nas câmaras municipais. A metodologia adotada é quantitativa e estatística, permitindo a análise e mensuração da atividade científica, além da identificação de tendências de pesquisa. A pesquisa é quantitativa e baseada em abordagem bibliométrica, que utiliza métodos quantitativos e técnicas estatísticas para medir e analisar a produção científica, incluindo índices de disseminação do conhecimento científico.
A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando métodos bibliométricos e análise quantitativa para examinar a produção científica em uma determinada área. No entanto, não foram encontrados estudos que relacionassem especificamente o controle interno no poder legislativo com as palavras-chave utilizadas. Como resultado, a análise concentrou-se na gestão pública, observando um aumento na produção científica, mas de forma dispersa, o que revela uma lacuna de conhecimento existente.
Esta pesquisa buscou investigar a produção científica existente sobre o controle interno no Poder Legislativo. Os resultados mostraram a importância do controle interno para a gestão pública, mas não foram encontrados estudos específicos relacionando-o ao poder legislativo. A análise temporal revelou um aumento na produção científica sobre o tema, principalmente nos últimos anos. Além disso, foram identificados diversos temas correlatos, indicando a relevância do controle interno para a efetividade da gestão pública. Os resultados contribuem para o avanço do conhecimento nessa área.
ALBRECHT, Steve W. Employee fraud: internal auditors must train themselves to recognize fraud symptoms and pursue the truth. The Internal Auditor, v. 53, n. 5, p. 26, 1996. ALENCAR, Cicero Oliveira; DA FONSECA, Ana Carolina Pimentel Duarte. Excellence in public management: the contribution of the internal control of the Brazilian Navy/Excelencia na gestao publica: a contribuicao do controle interno da Marinha do Brasil. Revista de Gestao USP, v. 23, n. 2, p. 172-185, 2016.