Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE GOVERNANÇA E GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM)
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - MAC AMARAL CARTAXO
Universidade Presbiteriana Mackenzie - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
2 - GILBERTO PEREZ
Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA Responsável pela submissão
3 - André Lozano Ferreira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

A Governança e a Gestão de Processos de Negócios são dois construtos fortemente relacionados com as regras pelas quais as organizações são conduzidas. A Governança se circunscreve a definir e delimitar a forma como as organizações são dirigidas e os limites de poder e controle da camada superior da organização, enquanto a Gestão de Processos de Negócios atua em um nível mais do modelo de negócios e a forma como as atividades, informações e pessoas trabalham visando transformar os insumos organizacionais em entregas de produtos ou serviços com a pertinente agregação de valor da organização.
A expressão governança é multidimensional e de grande abrangência, não existindo consenso quanto a utilização do termo, esta falta de rigor metodológico gera muitas vezes um emprego equivocado do conceito (Alcântara et al., 2015). Verifica-se que o termo é utilizado para organizações de todos os tipos em diversos níveis sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativo, deste modo também atendendo a diversos tipos de objetivos (Gomes; Merchán, 2017). A complexidade inerente ao trato das organizações orientadas para processos demanda uma abordagem sistêmica e abrangente (Baldam et al. (2007).
Com os achados da pesquisa, pode-se inferir, que diante da ambiguidade presente no termo é comum os autores conceituarem o que eles entendem por governança e como eles orientam seus trabalhos. Em geral, restou caracterizados nos artigos pesquisados que a governança é um elemento fundamental para a gestão de processos de negócios eficaz. A governança fornece direção, orientação e controle para as atividades de gestão de processos de negócio, ajudando a garantir que as práticas sejam executadas de forma consistente e eficiente em toda a organização.
Aalst, W. M. P. V., Rosa, M. L., & Santoro, F. M. (2016). Business Process Management: Don’t forget to improve the process. Business & Information Systems Engineering, 58(1), 1-6. Baldam, R., et al. (2007). Gerenciamento de Processos de Negócios: BPM – Busines Process Management. Érica. Bryan, M., & Rafferty, M. (2006). "Good governance" and "good enough governance": a grammar of governance. Journal of Law and Society, 33(1), 11-35. Kiel, D. (2016). Corporate Governance in Germany. In: Corporate Governance in Germany: An Empirical Overview. Springer Gabler. pp. 1-12.