Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SOCIAL FEMININO NO BRASIL: insights investigativos a partir da literatura científica (2018-2023)
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Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Kaíque Barbosa de Moura
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2 - BRUNO GALISA DE OLIVEIRA
Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella
3 - Fabiana Pinto de Almeida Bizarria
- Curso de Administração Responsável pela submissão
4 - Flávia Lorenne Sampaio Barbosa
- Universidade Federal do Piauí
5 - João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento
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Reumo

O empreendedorismo é tema que suscita discussões a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas, dada sua relevância para o ambiente de capitalismo globalizado. O empreendedorismo social feminino agrega à discussão a questão do gênero, encaminhando reflexões sobre o papel da mulher dentro dessa novel área de estudos. Este estudo trata do tema a partir de uma revisão integrativa em plataforma acadêmica de importância internacional.
O papel da mulher de negócios encaminha reflexões sobre os papeis de gênero e suas consequências socioeconômicas, suscitando debates sobre os impactos do empreendedorismo social feminino. Este estudo tem como objetivo específico realizar revisão integrativa sobre o tema empreendedorismo social feminino, em busca de inghts investigativos que possam apoiar a elaboração de instrumento de coleta de dados em campo.
Para Ferreira e Nogueira (2013) e Teixeiral et al. (2018), o empreendedorismo feminino deve ser visto a partir de uma perspectiva sócio-histórica, pois ostenta as suas próprias características, fazendo frente a um campo tradicionalmente ocupado pelos homens. As pesquisas sobre o empreendedorismo social feminino demandam maior aprofundamento, principalmente porque trata-se de campo em expansão, potencializado pelas motivações femininas para empreender (GEM, 2021).
A presente pesquisa possui abordagem qualitativa e é essencialmente descritiva. Para fazer jus ao objetivo do estudo, escolheu-se uma revisão integrativa. A presente revisão integrativa seguiu os passos sugeridos por Souza, Silva e Carvalho (2010), quais sejam: 1ª elaboração da pergunta norteadora; 2º busca ou amostragem na literatura; 3ª coleta de dados; 4ª análise crítica dos estudos incluídos; 5ª discussão dos resultados e 6º apresentação da revisão integrativa.
A análise do conjunto de estudos apresentados anuncia que o fenômeno do empreendedorismo (social) feminino é examinado por intermédio de critérios subjetivos (emoções) e objetivos (características socioeconômicas). Percebe-se, ainda, a inclinação por atribuir ao empreendimento feminino, aprioristicamente, a característica de social, ainda que isso não esteja explícito ou anunciado. Isso parece estar atrelado ao fato de que a mulher, no ambiente de negócios, em razão de questões de gênero, torna-se sujeito em vulnerabilidade social.
Diante do estudo realizado, pode-se considerar que o tema empreendedorismo social feminino está em expansão, como sugerem os dados socioeconômicos apresentados nas pesquisas e, também, no relatório GEM (2021). Sugere-se como agenda de pesquisas futuras estudos sobre o mapeamento das iniciativas desse tipo no Brasil, outrossim, desambiguação entre empreendedorismo feminino e empreendedorismo social feminino, como a natureza de cada um dos termos demanda (pois se tratam de construtos diferentes, com características próprias).
FERREIRA, J. M.; NOGUEIRA, E. E. S. Mulheres e suas histórias: razão, sensibilidade e subjetividade no empreendedorismo feminino. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, p. 398-417, 2013. SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein, v.8, n.1, p.102-106, 2010. TEIXEIRA, R. M.; ANDREASSI, T.; BOMFIM, L. C. S. Uso das redes sociais empreendedoras por mulheres no processo de criação de agências de viagens. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 12, p. 102-132, 2018.