Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENVIRONMENT, SOCIAL AND GOVERNANCE (ESG)
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Adriele Soares Breda
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Campus 2
2 - Ingrid Rayane Spreafico da Rocha
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - PRESIDENTE PRUDENTE / OSVALDO CRUZ
3 - Gustavo Yuho Endo
- Business School Unoeste & Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Responsável pela submissão
4 - Adriana Soares Breda
Universidade Estadual de Maringá - Universidade Estadual de Maringá
5 - Lechan Colares-Santos
Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Assis Chateaubriand

Reumo

Embora o conceito das práticas ESG exista há décadas, somente a partir do início de 2010 que a mesma começou a ser inserida e aplicada pouco a pouco nas empresas. Contudo, a discussão sobre ESG se encontra eminente atualmente no Brasil e no mundo. As organizações estão buscando cada vez mais implementar este aspecto na sociedade e atender as demandas das partes interessadas (stakeholders). Apesar da relevância de políticas e práticas ESG nas organizações, o seu consenso sobre o modo ideal de como praticar essas políticas no mundo empresarial ainda é baixo.
O estudo se justifica buscando corroborar com as pesquisas apresentadas por Ribeiro e Lima (2022) e Pontelli et al. (2022) que realizaram uma análise bibliométrica e apresentam o cenário da produção científica sobre ESG na base de dados da WoS, respectivamente. Porém, recomendaram investigar de forma mais profunda as discussões acerca da temática e, também, expandir a revisão para outras bases de dados. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as publicações sobre Environment, Social and Governance (ESG) na base de dados da Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL).
Não possui.
O presente estudo é de natureza qualitativa e caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório e descritivo. Realizou-se uma revisão sistemática e integrativa sobre Environmental, Social and Governance (ESG) na base de dados da Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), cujo o objetivo foi analisar as características das publicações, identificar as revistas e os autores que possuem mais publicações sobre ESG, além de discutir os artigos identificados e propor uma agenda de pesquisas futuras sobre ESG.
Os artigos se concentram com o foco principal relacionados à relevância ao desempenho ESG na área financeira das empresas, sendo 5 publicações logo após, tem-se os artigos relacionados a sustentabilidade empresarial a partir do ESG, sendo eles 4 publicações, 3 publicações que buscam uma análise sobre o tema ESG em geral, contribuindo com a expansão da temática, e, 1 artigo relacionado ao pilar de governança em especifico. Cabe destacar que, as pesquisas analisadas, em sua maioria são de cunho teórico, ou seja, neste estudo, houve uma predominância em relação ao tipo de pesquisa teórica.
A visão de como o tema vem ganhando espaço e sendo desenvolvida dentro do mundo empresarial, além de permitir conhecimento aos gestores, de como as práticas ESG impactam positivamente, comparado com empresas que não buscam segui-las. A partir dos resultados, os gestores tem um desafio de inserir projetos para que possam desenvolver continuamente novas competências, para ampliar a capacidade de desenvolvimento no mercado. Consequentemente a isso, conforme exposto no decorrer do texto, as organizações com adoção do ESG podem obter ganhos significativos no mercado perante seus stakeholders.
GAO, S. et al. Mapping and Clustering Analysis on Environmental, Social and Governance Field a Bibliometric Analysis Using Scopus. Sustainability, v. 13, n. 13, p. 7304, 29 jun. 2021. GRODT, J. A. D. S.; PICCININ, Y. G.; SOUZA, A. M.; DEGENHART, L. Divulgação ESG, características da empresa e país: análise dos países europeus mais poluentes da OCDE. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 12, n. 1, p. 103-125, 2023. IRIGARAY, Hélio Arthur Reis; STOCKER, Fabricio. ESG: novo conceito para velhos problemas. Cadernos EBAPE. BR, v. 20, p. 1-4, 2022.