Resumo

Título do Artigo

ODS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: uma revisão sistemática pelo método PRISMA
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Priscila Meier de Andrade Tribeck
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Guarapuava Responsável pela submissão
2 - Silvio Roberto Stefani
- Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Reumo

As Instituições de Ensino Superior têm papel fundamental para disseminar informações, desenvolver competências, além de ações em ensino, pesquisa, extensão e governança. O ODS 4 apresenta possibilidades de ações, planejadas e executadas pelo ensino superior, que vão desde a formação individual e o cumprimento do seu papel institucional, como permite também que oportunidades de ação e execução de atividades impulsionadoras dos demais objetivos, gerando um completo conjunto de formação humana, ação e produção de conhecimento científico bem como a governança institucional.
O problema de pesquisa envolveu: quais resultados e conclusões destacam-se nos estudos mais recentes sobre ODS no ensino superior? Objetivo: Desenvolver uma revisão sistemática da literatura pelo método PRISMA sobre ODS e o ensino superior.
O desenvolvimento sustentável, proposto pelos ODS, liga-se a uma educação em sua completude, formulando assim uma perspectiva de que a universidade deve atender as necessidades humanas, melhorar a qualidade de vida, reduzir as desigualdades e ainda minimizar a destruição ambiental. A formação nas IES deve ter o enfoque na formação humanista e de cultura geral possibilita a criação intelectual e prática, bem como o desenvolvimento da autonomia e a realização da práxis social. No que tange a práxis social, os ODS, sobretudo o ODS 4.
A metodologia utilizou-se do método PRISMA, onde foram selecionados 24 artigos relevantes e enquadradas nos critérios de elegibilidade e de inclusão. Foram realizadas as buscas de artigos científicos completos, publicados entre 2018 e 2023 (inclusive) em periódicos internacionais, identificados por meio da base Scopus® no site periódicos CAPES. Tais artigos foram analisados utilizando-se o checklist PRISMA, chegando a um quadro de referência das publicações acerca da temática nos últimos 5 anos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliométrica, qualitativa.
Dos 24 (vinte e quatro) artigos em análise pelo método PRISMA, obteve-se 14 (quatorze) publicações que apresentam uma preocupação com a questão da governança em seus estudos frente aos ODS, perfazendo 58% do total de artigos analisados. Deste universo, 10 (dez) artigos preocupam-se com outras questões em relação aos ODS, sobretudo as questões acadêmicas em ensino, pesquisa e extensão. Este grupo corresponde a 42% do universo pesquisado. Observa-se uma crescente preocupação com a governança, no entanto, ainda é significativa a quantidade de publicações que não retratam a questão.
A amostra coletada evidencia que todos os ODS foram contemplados nas leituras, sendo predominante o ODS 4 (educação de qualidade). Os estudos reúnem discussões importantes, complementares e que agregam conhecimento e práticas sobre métricas dos ODS nas IES no contexto atual. A análise de literatura revelou que diversos países buscam o cumprimento da Agenda 2030 e que as pesquisas apresentadas nas publicações ainda precisam de aprofundamento e/ou continuidade nas ações para resultados mais efetivos.
ONU. Global Sustainable Development Report 2019: The Future is Now- Science for Achieving Sustainable Development. United Nations, New York, 2019. LEAL FILHO, W. et al. Reinvigorating the sustainable development research agenda: the role of the sustainable development goals (SDG). International Journal of Sustainable Development & World Ecology, UK, v. 25, n. 2, 2018. STEFANI, S. R.; DELGADO, C. Metrics Of Organizational Sustainability: A Systematic Review With The Prisma Method. Revista Gestão em Análise, v. 10, n. 3, p. 204–219, 2021.