Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE UM MODELO HESITANT FUZZY LINGUISTIC TOPSIS PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE FORNECEDORES
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Lucian Maschio de Souza
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - UTFPR Curitiba
2 - Andrea Souza
-
3 - Fabio Neves Puglieri
-
4 - FRANCISCO RODRIGUES LIMA JUNIOR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Universidade de São Paulo (USP) Responsável pela submissão

Reumo

A literatura apresenta vários modelos quantitativos para apoiar problemas de tomada de decisão multicritério relacionados ao gerenciamento sustentável da cadeia de suprimentos. Porém, enquanto a maioria deles é voltado para a seleção de fornecedores sustentáveis, o monitoramento do desempenho de fornecedores após a contração tem sido pouco estudado. Foram identificados apenas 13 modelos de tomada de decisão baseados no Triple Bottom Line (TBL), ou seja, que consideram simultaneamente aspectos econômicos, ambientais e sociais para apoiar a avaliação do desempenho de fornecedores.
Por meio da pesquisa bibliográfica realizada, constatou-se que: a) São escassos os modelos que apoiam a avaliação do desempenho de fornecedores, com base nos critérios econômicos, ambientais e sociais; b) Ainda que existam modelos que permitam aos decisores expressar suas avaliações usando termos linguísticos, os modelos encontrados não são adequados quando há hesitação, ou seja, quando eles não se sentem confortáveis ao escolher um único termo. O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo decisório, baseado no método HFL-TOPSIS, para apoiar a avaliação da sustentabilidade de fornecedores
Os modelos para avaliação da sustentabilidade de fornecedores envolvem critérios quantitativos e critérios qualitativos (Li; Fang; Song, 2018). Dependendo do contexto, os critérios possuirão diferentes níveis de importância. Esses pesos e as pontuações das alternativas são definidos com base nos julgamentos de um ou mais gestores, resultando numa dificuldade para elencá-los de maneira adequada (Liu et al., 2019). Assim, fazem-se necessárias ferramentas de decisão multicritério para ponderar os critérios, analisar os fornecedores e classificá-los de acordo com o desempenho alcançado.
Esse estudo pode ser classificado como uma pesquisa quantitativa baseada em modelagem e simulação. Por ser uma pesquisa axiomática normativa, está interessada em desenvolver estratégias, políticas e ações para melhorar os resultados encontrados na literatura. As etapas desse estudo incluíram pesquisa bibliográfica, modelagem computacional, aplicação piloto em uma empresa do setor de eletroeletrônicos e análise de resultados. A implementação de quatro modelos computacionais com base no HFL-TOPSIS (Beg; Rashid, 2013) foi feita usando o software Microsoft Excel.
A aplicação piloto realizada demonstrou que o modelo pode ser facilmente utilizado e é capaz de fornecer resultados consistentes e facilmente interpretáveis pelo decisor. Na aplicação em questão, os critérios econômicos receberam maior peso, o que reflete as prioridades da empresa em questão e da cadeia em que ela atua. Além disso, a avaliação de seis fornecedores por um decisor possibilitou a categorização destes em uma matriz tridimensional, fornecendo subsídios para a elaboração de programas de desenvolvimento de fornecedores.
A utilização da técnica HFL-TOPSIS permitiu criar uma ferramenta capaz de modelar os julgamentos linguísticos dos gestores envolvidos na avaliação de fornecedores. O modelo proposto apoia a modelagem de preferências dos decisor de forma mais próxima à cognição humana, lidando também com situações em que há hesitação na escolha dos termos linguísticos. Outra vantagem é que o modelo proposto trata as três dimensões do TBL de forma não compensatória, ou seja, se um fornecedor alcança um desempenho alto em uma dimensão, isso não compensa um eventual desempenho baixo em outra dimensão.
BEG, I.; RASHID, T. TOPSIS for hesitant fuzzy linguistic term sets. International Journal of Intelligent Systems, v. 28, n. 12, p. 1162-1171, 2013. LI, J.; FANG, H.; SONG, W. Sustainability evaluation via variable precision rough set approach: A photovoltaic module supplier case study. Journal Of Cleaner Production, v. 192, p.751-765, 2018. LIU, Y. et al. A fuzzy decision tool to evaluate the sustainable performance of suppliers in an agrifood value chain. Computers & Industrial Engineering, v. 127, p.196-212, 2019.