Resumo

Título do Artigo

A PESQUISA EM CIRCUITOS CURTOS NO BRASIL: revisão sistemática no catálogo de teses e dissertações (CTD/CAPES)
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - WASHINGTON JOSE DE SOUZA
- Responsável pela submissão
2 - Igor balbino da silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Natal
3 - Letícia de Souza Amaral
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Natal

Reumo

Analisa circuitos curtos no Brasil com base em teses e dissertações do CTD/Capes, estratificando os resultados por região e área do conhecimento para identificar tendências, interesse e lacunas. Assume que circuitos curtos enfatizam relações de confiança entre consumidores e produtores, promovendo práticas sustentáveis e desenvolvimento rural. Identificamos cinco classes – procedimentos metodológicos, oferta de produtos e serviços, renda na agriculura familiar, alimentação saudável, estratégias de comercialização usando o software Iramuteq.
O objetivo é compor quadro teórico-analítico em circuitos curtos no Brasil com base em inventário no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD/Capes), estratificando os achados por região, instituição e grandes áreas do conhecimento para pontuar tendências, interesses e lacunas. Partimos da seguinte questão: como se distribui a pesquisa nacional em circuito na pós-graduação stricto no Brasil e que tendências, interesses e lacunas emergem da análise de teses e dissertações?
Ferrari (2011) reconhece como característica dos circuitos curtos a habilidade de ressocialização ou reespacialização do alimento, garantindo ao consumidor julgamento de valor. Os mercados de venda direta, afirma, concedem melhores preços e possibilitam aos produtores reconquistarem o controle inclusive com o consumidor participando da qualificação do que é comercializado. Renting et al. (2017), em sentido similar, pontua a incorporação espacial pela proximidade, pela redução da distância geográfica entre produtor e consumidor com produtos carregados de informações sobre o local.
A base de dados é o portal Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior tendo como descritor “circuitos curtos” com coleta entre abril e maio de 2022. O processamento ocorreu, pelos resumos, no Iramuteq pelo método Reinert nas ferramentas Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Análise de Similitude (AS). O corpus foi retido em percentual superior ao mínimo requerido de 75% e, assim, a análise tornou-se possível e ocorreu seguindo o protocolo de Camargo e Justo (2013) pelo tipo lexicográfica clássica.
A pesquisa em “circuitos curtos” aparece distribuída em 42,2% na Região Sudeste, 31,3% na região Sul, 10% na região Nordeste, 8,8% na região Centro-Oeste e 7,7% na região Norte. Há concentração em programas situados nas regiões Sul e Sudeste (73,5%) com as outras três regiões reunindo pouco mais de ¼. . O Colégio de Ciências da Vida detém 41% do total, Multidisciplinar 32% e Humanidades 27%. A Classificação Hierárquica Descendente, no Iramuteq, gerou cinco classe enquanto a Análise de Similutude identificou co-ocorrências e conexidade em dois conjuntos: produção e comercialização.
Alimentação saudável e orgânica, renda na agricultura familiar, ofertas de produtos e serviços, a exemplo do agroturismo, dinâmicas de mercado incorporando arranjos entre produtores via economia solidária e comercialização para governos, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacam-se entre as conclusões. Identificamos lacunas pautando serviços de Ater como fato que precisa ocorrer antes da comercialização, na produção, de modo a viabilizar a oferta de produtos comercializáveis em quantidade e qualidade para os mercados. Apenas duas pesquisas abordam diretamente o tem
Ferrari, D. L. Cadeias agroalimentares curtas: a construção social de mercados de qualidade pelos agricultores familiares em Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Ciências Econômicas/UFRGS. Tese, 2011. Camargo, B. V.; Justo, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 513-518. IPEA. Catálogo de políticas públicas. 2003 - Programa de Aquisição de Alimentos. Disponível em: https://catalogo.ipea.gov.br/politica/336/programa-de-aquisicao-de-alimentos.