Resumo

Título do Artigo

GESTÃO INTEGRADA DO NEXO ÁGUA-ENERGIA-ALIMENTOS: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MODELAGEM
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Anny Key Souza Mendonça
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Departamento de Engenharia de Produção
2 - Thais Guerra Braga
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Responsável pela submissão
3 - Antonio Cezar Bornia
-

Reumo

A gestão integrada dos recursos hídricos, energéticos e alimentares surgiu como uma questão premente enfrentada por todas as nações do mundo. A visão do nexo WEF abrange a necessidade de equilibrar diversos objetivos, interesses e necessidades das pessoas e do meio ambiente, levando em consideração as complexas inter-relações e interligações entre água, energia e alimentos. Para alcançar uma governança eficaz do nexo, é necessária uma gestão integrada dos recursos com o objetivo de assegurar a segurança hídrica, energética e alimentar.
Dado que o nexo entre água, energia e alimentos (WEF) desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável em um contexto global, esta pesquisa se propõe a explorar as ferramentas e abordagens utilizadas na gestão integrada desses recursos. Buscou-se entender como essas estratégias estão evoluindo ao longo do tempo e em diferentes contextos, e como estão contribuindo para a resolução de questões complexas relacionadas à segurança hídrica, energética e alimentar, promovendo, assim, um maior embasamento teórico e prático para a busca de soluções sustentáveis.
O conceito do nexo água, energia e alimentos representa uma abordagem integrada e essencial para a gestão eficiente desses recursos, reconhecendo suas interdependências críticas no contexto do desenvolvimento sustentável. Para buscar soluções ambientes eficientes que guiem o desenvolvimento sustentável, alguns modelos de gestão integrada de recursos ambientais foram desenvolvidos na literatura. Neste estudo, exploramos quatro modelos amplamente reconhecidos na literatura que abordam pelo menos um dos 3 recursos do nexo WEF.
Esta pesquisa adota uma abordagem predominantemente teórica em relação ao seu tema central. Quanto aos seus procedimentos técnicos, insere-se no contexto de um estudo bibliográfico, fundamentando-se na análise de dados e verificações com base em trabalhos já conduzidos e documentados sobre o tema em estudo. No que tange aos objetivos estabelecidos, a pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, uma vez que busca a obtenção de informações detalhadas e específicas relacionadas ao tópico de investigação.
A revisão bibliométrica aponta que o estudo do nexo WEF tem crescido a partir de 2015, e a nálise de palavras chaves apontou alguns clusters de pesquisa, entre eles sobre nitrogencio, uso da terra, mudança climática e políticas agrícolas. Foi estudada a aplicação de 4 modelos de gestão integrada, CAPRI, E3ME, IMAGE e MAGNET, os quais desempenham um papel fundamental na busca por soluções sustentáveis para os desafios globais da segurança hídrica, energética e alimentar. Nenhum dos modelos aborda os 3 recursos do nexo WEF de forma conjunta, apesar de investigarem interdependencias entre eles.
A análise da aplicação dos modelos de gestão integrada ao nexo WEF ressaltou que a implementação deles enfrenta desafios significativos, incluindo a necessidade de coordenação interdisciplinar, o acesso a recursos técnicos e financeiros adequados e o desenvolvimento de políticas integradas. Como próximos passos de pesquisa, é imperativo aprofundar a análise dos modelos e investigar abordagens de integração mais abrangentes que considerem todos os componentes do nexo de forma simultânea.
Foram utilizados para a revisão bibliográfica artigos de periódicos científicos publicados nas bases de dados Scopus e Web of Science