Resumo

Título do Artigo

PROJETO LIDERANÇAS SUSTENTÁVEIS: UM OLHAR DE “DENTRO PARA FORA” DE UMA CONSULTORIA DO AGRONEGÓCIO
Abrir Arquivo

Tema

Espiritualidade na Organizações

Autores

Nome
1 - Leticia Franco Martinez
- Responsável pela submissão
2 - Marcos Fava Neves
-

Reumo

Muitos que hoje trabalham em empresas são formados por cursos de gestão oferecidos por instituições de ensino superior que possuem como principal objetivo preparar os jovens para a alta competitividade. Conforme os mais novos profissionais vão acessando o mercado, o senso de responsabilidade cresce exponencialmente. Assim, ter controle emocional para lidar com os desafios da tomada de decisão, é extremamente difícil. O tipo de líder que estes jovens se tornarão será definido conforme as atitudes ao longo de cada uma das fases da vida profissional (CALIA, 2020).
Qual é o status de atenção plena da organização escolhida e quais são as principais ações possíveis de serem implantadas a partir de um plano de ação para desenvolver lideranças sustentáveis no agronegócio? Compreender o atual status de atenção plena, assim como propor um plano de ação para promoção da importância da liderança espiritual, da prática da atenção plena e da sustentabilidade organizacional dentro da organização escolhida.
Este artigo se embasou principalmente nos ensinamentos de autores reconhecidos como Fry (2003) para liderança e Jon Kabat-Zinn (1970) para Mindfulness. A Mindfull Attention Awareness Scale (MAAS), a escala mais popular na psicologia positiva, desenvolvida por Kirk Warren Brown e Richard M. Ryan em 2003, também foi elemento importante para análise de atenção plena da organização estudada.
Uma empresa de consultoria no setor do agronegócio situada no interior de São Paulo, com 20 anos de mercado serviu de laboratório desta pesquisa. O primeiro passo para esta pesquisa foi buscar nas principais plataformas de pesquisa (Scielo, Science Direct) os principais conceitos relacionados ao tema Mindfulness, Sustentabilidade e Liderança. Foi utilizada a MAAS como escala para obter o nível de atenção plena da organização. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 10 representantes de variados níveis. O método 5W2H foi escolhido para estruturar o plano de ação para as lideranças.
A média da pontuação para a empresa como um todo, considerando as 54 respostas, foi de 54,5, um valor equivalente a 60,5% da pontuação total (90). As conversas com as pessoas foram essenciais para o entendimento de que o tema mindfulness/atenção plena é mais desconhecido e precisam ser mais bem trabalhados para chegar à prática, assim como o uso da expressão “espiritualizar” a empresa. Foram propostos 6 ações dentro do plano: "Palestra Significados", "Grupo de Tutores", "Newsletter", "Aulas Express", "Programa líderes conectados" e "Café com líderes".
O trabalho mostrou alguma relação da idade com o nível de atenção das pessoas. Apesar do tamanho da amostra não ser suficiente, vários dos líderes entrevistados fizeram comentários nesse sentido. Houve um bom nível de concordância nas entrevistas de como tornar real a discussão dos temas liderança, sustentabilidade e mindfulness dentro do plano de ação. a sugestão é que em 2024 o grupo trabalhe o aspecto interno para que a empresa esteja bem consolidada futuramente, pensando no no bem-estar interno e no aumento da produtividade a partir de líderes espiritualizados, capacitados e instruídos.
A prática de Mindfulness em profissionais de saúde em tempos de COVID-19: uma revisão sistemática; The benefits of being present: Mindfulness and its role in psychological well-being; Mindfulness na Experiência de um Empreendedor e de uma Executiva; Toward a theory of spiritual leadership; Mindfulness as metacognitive practice; Global challenges as an opportunity to transform business for good; Business and the spirit; Interpersonal Mindfulness: Scale Development and Initial Construct Validation; Mindfulness and Social Sustainability: An Integrative Review.