Resumo

Título do Artigo

O panorama científico internacional do ESG entre 2012 e 2022: um estudo bibliométrico
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Viviane Almendra Paz Lima
Universidade do Estado da Bahia - DCH-I, Campus I - Salvador Responsável pela submissão
2 - MARIA DE FÁTIMA BARBOSA GÓES
- Universidade do Estado da Bahia

Reumo

O termo ESG – do inglês Environmental, Social & Governance, cuja tradução é Ambiental, Social e Governança (ASG), representa a integração desses aspectos para além dos econômico-financeiros nos critérios de avaliação de risco e nas decisões de investimento (Guevara & Dib, 2022). O ESG vem ganhando cada vez mais destaque em razão da pressão mercadológica e regulatória, da demanda de investidores e consumidores, bem como do contexto socioeconômico imprevisível e instável.
O problema norteador da presente pesquisa é representando pela pergunta: qual o panorama da pesquisa científica em ESG na área de negócios e economia, em nível internacional, entre 2012 e 2022? Para responder a esse questionamento, objetiva-se analisar e demonstrar como se deu a trajetória das pesquisas científicas sobre ESG no último decênio.
A partir da revisão de literatura, que buscou elucidar as bases e fundamentos das temáticas abordadas, foi encontrada a origem do ESG e a descrição dos seus eixos e critérios no relatório Who Cares Wins, uma iniciativa do Global Compact. Além disso, foi evidenciada a influência dessa agenda no valor de mercado e custo de capital das organizações (Cohen, 2023), seu caráter indispensável no cenário pandêmico, e sua forte relação com a Responsabilidade Social Corporativa (Albitar, Abdoush e Hussainey, 2020).
Foi realizada uma análise bibliométrica, caracterizada pela aplicação de métodos matemáticos e estatísticos para a análise da produção científica de uma temática. Assim, foram pesquisados na base de dados Web of Science documentos cujos títulos contivessem o termo ESG e suas variações, considerando o marco temporal de 2012 a 2022. Para o tratamento e análise dos dados, criação das demonstrações e sintetização das informações, foram utilizadas as ferramentas Microsoft Excel (para gráficos e tabelas) e VosViewer (para redes de correlação).
Os resultados demonstram a predominância da área de negócios e economia na produção científica em ESG. Tem havido um grande crescimento no número de publicações sobre o tema, com uma concentração de publicações em 2022. A Sapienza University Rome foi a instituição com mais publicações; o Business Strategy and the Envirnoment foi identificado como o periódico com maior número de registros; e os Estados Unidos como país líder na produção científica em ESG. Foi possível perceber também a forte ligação do ESG com a Responsabilidade Social Corporativa.
O presente trabalho compilou dados e sintetizou informações que traçaram o panorama da produção científica internacional em ESG. Espera-se que essas informações sejam utilizadas tanto para fins acadêmico-científicos, quanto gerenciais, beneficiando estudantes, acadêmicos, organizações, gestores e stakeholders. A principal limitação da pesquisa foi a utilização somente da base de dados Web of Science. E como sugestão para futuras pesquisas, recomenda-se a realização de uma revisão sistemática com uma amostra das publicações que se destacaram com base em algum critério predefinido.
ALBITAR, K; ABDOUSH, Tony; HUSSAINEY, K. Do corporate governance mechanisms and ESG disclosure drive CSR narrative tones. International Journal of Finance & Economics, 2022. DOI: 10.1002/ijfe.2625. COHEN, Gil. The impact of ESG risks on corporate value. Review of Quantitative Finance and Accounting, vol. 60, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11156-023-01135-6. GUEVARA, Arnoldo; DIB, Vitória. ESG Principals, challenges and opportunities. RISUS – Journal on Innovation and Sustainability, vol. 13, n. 4, 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2179-3565.2022v13i4p18-31.