Resumo

Título do Artigo

Sucesso da produção e do consumo sustentáveis: o contributo das capacidades digitais e das práticas de gestão de excelência
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Joana Morgado Oliveira
Universidade de Coimbra - Faculdade de Economia Responsável pela submissão
2 - Carlos F. Gomes
Universidade de Coimbra - Faculdade de Economia

Reumo

A sustentabilidade e a digitalização dos recursos e processos são os maiores desafios da atualidade que as organizações enfrentam para assegurar a sua competitividade nos mercados em que operam. A simultaneidade destes desafios leva à necessidade de encontrar estratégias e mecanismos operacionais que derrubem barreiras à sua implementação e potenciem as sinergias entre eles. As práticas de gestão decorrentes da implementação das diretrizes dos modelos de excelência, atuando como mediadoras da transformação organizacional necessária, podem configurar essas estratégias.
Na revisão de literatura que efetuámos, não se encontraram pesquisas focadas na relação entre digitalização, excelência organizacional e o sucesso do desenvolvimento sustentável. Essa pesquisa tem como objetivo entender se as capacidades digitais e as práticas de gestão de excelência impactam no sucesso da produção e do consumo sustentáveis. Pelo que se pretende responder à seguinte questão: Qual o papel das práticas de gestão excelência na relação entre a digitalização e o sucesso da produção e do consumo sustentáveis das organizações?
A digitalização e a sustentabilidade podem ter suporte nos modelos de excelência organizacional. No entanto, são necessárias pesquisas sobre digitalização da qualidade, que ampliem o escopo do estudo da excelência organizacional em vários contextos (Ponsignon et al., 2019) e sobre as relações entre práticas de gestão de excelência e a sustentabilidade (Unnikrishnan et al., 2019). Além disso, é necessário identificar os mecanismos envolvidos na relação entre a sustentabilidade e a digitalização (Singh & El-Kassar, 2019).
Foi aplicado um inquérito por e-mail para organizações de todos os setores em Portugal, excluindo as organizações com certificação de excelência EFQM. A modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) foi usada para analisar os dados. Todas as análises foram realizadas utilizando o IBM-SPSS Statistics versão 28 e SmartPLS 4.
Os resultados mostram que, na presença de práticas de gestão de excelência não existe influência direta das capacidades digitais no sucesso da produção e do consumo sustentáveis. Verificou-se também que as práticas de gestão de excelência medeiam totalmente a relação entre a digitalização e o sucesso sustentável. As práticas de gestão de excelência são efetivamente implementadas em organizações sem orientação para a excelência e promovem o desenvolvimento da cultura de digitalização sustentável.
As organizações podem utilizar a digitalização e as práticas de gestão de excelência como estratégias para a sustentabilidade e assim criar valor sustentável. Essa é a primeira pesquisa que analisa a relação entre capacidades digitais, práticas de gestão de excelência e sucesso da produção e do consumo sustentáveis. Acrescenta o corpo teórico da cultura da digitalização sustentável e da gestão da qualidade. Na prática, contribui para que gerentes possam desenvolver estratégias efetivas de digitalização sustentável e tomar decisões sobre a certificação de excelência organizacional.
Ponsignon, F., Kleinhans, S., & Bressolles, G. (2019). The contribution of quality management to an organisation’s digital transformation: a qualitative study. Total Quality Management & Business Excellence, 30(sup1), S17–S34. Singh, S. K., & El-Kassar, A. N. (2019). Role of big data analytics in developing sustainable capabilities. Journal of Cleaner Production, 213, 1264–1273. Unnikrishnan, P. M., Tikoria, J., & Agariya, A. K. (2019). TQM to business excellence: A research journey (1985-2018). International Journal of Business Excellence, 19(3), 323–363.