Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DA PANDEMIA NA RENDA DOS AGRICULTORES FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ – MS
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paola Pedrozo Ferreira
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Ponta Porã
2 - Taiza Chiodelli
-
3 - Andre Felipe Queiroz
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS Responsável pela submissão
4 - Fábio Henrique Paniagua Mendieta
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Economia
5 - Lesley Bueno Soares
UCDB - Universidade Católica Dom Bosco - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Ponta Porã

Reumo

Em 2020 o COVID-19 trouxe rápida transmissão afetando bilhões de seres humanos, emocionalmente e fisicamente. A pandemia se expandiu causando impacto nos setores econômicos. Comércios entraram em lockdown interrompendo suas atividades. Todavia, observa-se que dentro dos setores do agronegócio brasileiro não houve escassez de produtos. Com a insegurança das pessoas saírem de suas residências e considerando que a agricultura familiar produz e comercializa seus mantimentos em feiras livres, o presente trabalho avalia o impacto gerado na fonte de renda dos produtores familiares durante a pandemia.
A pandemia impactou a renda dos agricultores familiares no município de Ponta Porã –MS? Assim, o objetivo deste trabalho é investigar se ocorreram impactos significativos na renda dos agricultores familiares durante o período de pandemia.
O trabalho apresenta tópicos discorrendo sobre a pandemia e seu impacto mundial; o agronegócio e seu papel na economia brasileira; a agricultura familiar conceituada pela legislação brasileira, e por fim, o município de Ponta Porã localizado no centro oeste brasileiro, na qual a pesquisa foi desenvolvida.
O trabalho tem natureza qualitativa, exploratória, com técnicas a partir de entrevistas estruturadas. Os pesquisadores entrevistaram duas famílias que comercializam seus produtos alimentícios no município de Ponta Porã – MS. Depois de um levantamento na literatura foram escolhidas perguntas referentes ao tema, que em seguida foram adequadas em um roteiro. A entrevista foi gravada, após sua finalização os áudios foram transcritos e analisados. Com isso, foram efetuados recortes do texto e sistematizados para análise considerando o objetivo da pesquisa.
Com base nas respostas dos entrevistados, podemos analisar alguns resultados relevantes que indicam que a pandemia aumentou a renda dos agricultores familiares. Ao contrário do esperado, apesar das pessoas evitarem saírem de suas residências, houve uma adaptação na forma de comercialização e os consumidores se sentiam mais seguros em comprar seus alimentos em locais abertos e com menor concentração de pessoas.
Em virtude dos fatos mencionados, pode-se constatar que as vendas dos agricultores familiares aumentaram, com isso, consequentemente a renda também aumentou no período de pandemia. De acordo com as informações obtidas, os resultados da pesquisa constataram que a pandemia gerou um impacto positivo na fonte de renda dos agricultores familiares entrevistados e conclui- se este estudo indicando a importância de apoiar e reconhecer a agricultura familiar como uma fonte de sustento e desenvolvimento econômico, especialmente em momentos de crise como o vivenciado durante a pandemia.
DA SILVA, M. G. et al. Relevância do agronegócio para a economia brasileira atual, RSD Journal, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 2, p. 1-15, jan. 2022. DE OLIVEIRA, W. C.; BERTOLINI, G. R. F. Uma revisão sistemática sobre a contribuição das cooperativas para a sustentabilidade da agricultura familiar. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022. QUEIROZ, A. F. et al. Entendendo a importância do controle gerencial para a performance econômica na agricultura familiar. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 25, p. e2002-e2002, 2023.