Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Bruna Oliveira dos Santos
-
2 - Camila Aparecida Lopes
-
3 - Andre Felipe Queiroz
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS Responsável pela submissão
4 - Valéria Sun Hwa Mazucato
-

Reumo

O planejamento estratégico está presente nas atividades exercidas, sendo ela simples ou complexa. No Brasil, as propriedades rurais estão cada vez mais ganhando espaço e importância e são responsáveis por grande parte da movimentação econômica do país. A atuação dessas propriedades rurais dentro desse cenário requer empenho em uma administração eficaz. As grandes propriedades já consistem em uma organização bem estruturada, entretanto as pequenas propriedades rurais, como é o caso da agricultura familiar pode sofrer dificuldades na implementação de ferramentas e modelos de gestão estratégica.
Diante das dificuldades que uma pequena propriedade enfrenta, como a ferramenta do planejamento estratégico, a Matriz SWOT, vem sendo utilizada mesmo que de forma proxy pelos pequenos produtores rurais? O objetivo geral da pesquisa é investigar se a ferramentas de planejamento estratégico Matriz SWOT tem sido utilizada e de que forma, é utilizada por produtores rurais familiares na região dos assentamentos de Amambai - MS.
O referencial discorre sobre temáticas como: o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais brasileiras; as propriedades rurais e agricultura familiar dentro do setor econômico atualmente; o planejamento estratégico e suas ferramentas - a análise SWOT; o planejamento estratégico em propriedades rurais familiares.
A pesquisa de formato qualitativo, descritivo, foi efetuada por meio de levantamento de campo através de coleta de dados com visitas in loco, e entrevistas através de um roteiro semiestruturado. A coleta ocorreu em três propriedades diferentes dentro do Assentamento em Amambai-MS, sendo realizada presencialmente com cada proprietário, através de gravação de áudio. Foram efetuadas perguntas relacionadas ao uso da Matriz SWOT, de forma simples e com características informais, para capturar a utilização da ferramenta, considerando um público que poderia não conhecer a linguagem formal e acadêmica
A aplicação da matriz SWOT considerando as proxies informadas evidenciam que os agricultores familiares pesquisados aplicam de maneira informal elementos de planejamento estratégico, a SWOT evidencia as oportunidades e ameaças, assim como os pontos fortes e fracos do empreendimento rural. Os agricultores familiares se baseiam nessas analises informais para a tomada de decisão. Entretanto, a análise não é efetuada metodologicamente, e não existem registros formais das apreciações estratégicas.
Diante das análises elaboradas foi possível identificar que há uma gestão implantada dentro das pequenas propriedades, apesar da mesma vir sendo construída indiretamente e de modo informal pelos pequenos produtores. A administração é efetuada pelos proprietários por meio de proxy, por estes não terem amplo conhecimento acadêmico e profissional sobre temas relacionados a gestão.
FREZATTI, F., et al. Accounting without accounting: Informational proxies and the construction of organisational discourses. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 2014. MUNARETTO, L. F.; DELLARMELIN, S.; ROSIN, Régis B. Proposta de metodologia de planejamento estratégico para pequenas propriedades rurais de base familiar. Colóquio - Revista do Desenvolvimento Regional, v. 16, n. 1, p. 25-54, 2019. QUEIROZ, A. F. et al. Entendendo a importância do controle gerencial para a performance econômica na agricultura familiar. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 25, 2023.