Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE ELETROELETRÔNICOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES SOBRE LOGÍSTICA REVERSA AOS CONSUMIDORES
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Cauane Pereira da Silva
Universidade Federal de Viçosa - Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
2 - João Pedro de Oliveira Souza
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
3 - Michele Morais Oliveira Pereira
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba Responsável pela submissão
4 - Gilberto Venâncio Luiz
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
5 - Ana Cristina Ferreira
Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal - Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Reumo

As cadeias de suprimentos têm grande responsabilidade sobre a destinação final dos resíduos provenientes do consumo de seus produtos, o que ressalta a relevância de uma gestão sustentável da cadeia com enfoque na economia circular. Estas abordagens visam otimizar o uso de recursos, reduzir emissões de carbono e promover práticas éticas em toda a cadeia (Geissdoerfer et al., 2017).
Nesse contexto, há o debate acerca do consumo e descarte de eletroeletrônicos, o que leva à seguinte questão: que informações as principais empresas da cadeia de eletroeletrônicos atuantes no Brasil têm disponibilizado aos seus consumidores sobre a logística reversa de seus produtos? O estudo buscou, portanto, analisar as informações que as principais empresas da cadeia de eletroeletrônicos atuantes no Brasil têm disponibilizado aos seus consumidores sobre a logística reversa de seus produtos.
Este trabalho traz discussões acerca da gestão da sustentabilidade na cadeia de suprimentos de produtos eletroeletrônicos, destacando a relevância da logística reversa na economia circular nesta cadeia. Ademais, são apresentados alguns dos principais pontos da regulamentação brasileira sobre a logística reversa de eletroeletrônicos no que se refere à comunicação aos consumidores por parte das empresas do setor acerca de como estes devem participar do processo de logística reversa.
Realizou-se um estudo qualitativo por meio da coleta de dados nos websites das principais empresas de eletroeletrônicos atuantes no Brasil com posterior análise de conteúdo dos dados.
Evidenciou-se que a maioria das empresas analisadas informam aos consumidores que realizam a logística reversa de seus produtos e que têm pontos de recebimento para estes. Contudo, as informações, muitas vezes, não são o suficiente para garantir que o consumidor atue no processo de logística reversa facilmente. Muitas informações não são detalhadas ou de difícil acesso nos websites das empresas, o que demanda do consumidor muito engajamento para participar ativamente na logística reversa.
Esta pesquisa contribui para a literatura pois interliga os estudos sobre gestão sustentável de operações e cadeias de suprimentos aos estudos sobre comportamento do consumidor, além de analisar os dados à luz da legislação brasileira sobre gestão de resíduos sólidos e de logística reversa de produtos eletroeletrônicos. O estudo também contribui por abordar a discussão quanto ao contexto de um país em desenvolvimento como o Brasil, um crescente mercado consumidor destes produtos e, consequentemente, com elevado descarte dos resíduos provenientes destes.
Pereira, M.M.O., Hendry, L.C., Silva, M.E., Bossle, M.B., & Antonialli, L.M. (2023). Sustainable supply chain management in a global context: the perspective of emerging economy suppliers. RAUSP Management Journal, 58(3), 197-218. Sarkis, J., Zhu, Q., & Lai, K. (2011). An organizational theoretic review of green supply chain management literature. International Journal of Production Economics, 130(1), 1–15. Tukker, A. (2015). Product services for a resource-efficient and circular economy–A review. Journal of Cleaner Production, 97, 76-91.