Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE SOCIAL E CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA PARA PROPOSIÇÃO DE INDICADORES
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Anny Victória Lacera Auerswald Albino
Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA
2 - ALMIR MARTINS VIEIRA
Universidade Presbiteriana Mackenzie - PPGA Responsável pela submissão

Reumo

Desde a crise econômica de 2008, o mundo tem enfrentado uma recessão em relação aos avanços sociais, evidenciando que os modelos econômicos atuais não garantem o bem-estar social a longo prazo, uma vez que as práticas empresariais estão ligadas aos modelos econômicos, conferindo às empresas papel fundamental como facilitadoras ou obstáculos à sustentabilidade social. A partir de então, inúmeras iniciativas têm sido tomadas em várias esferas da sociedade a fim de contribuir para com o desenvolvimento sustentável. Aspectos da cultura organizacional podem influenciar na sustentabilidade social d
Diante deste cenário, surge a seguinte questão de pesquisa: quais são os elementos da cultura organizacional que contribuem para facilitar ou dificultar a promoção de indicadores de SSO? Para responder tal questão, este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos da cultura organizacional que desempenham um papel de facilitação ou dificuldade na promoção de indicadores de SSO.
Há uma crescente demanda para que as organizações contribuam para o desenvolvimento sustentável (Nejati et al., 2010), que abrange três principais aspectos: o ambiental, econômico e social, sendo o terceiro muitas vezes negligenciado (Ajmal et al., 2017), pois contempla conceito abrangente que engloba questões de bem-estar da comunidade, infraestrutura social, capital humano e social, justiça social e equidade (Cuthill, 2010). Uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade é fundamental para que seja praticada nas organizações (Linnenluecke & Griffith, 2010).
Esse estudo adotou o método de revisão sistemática da literatura para compreender a relação entre cultura organizacional e a SSO. A pesquisa foi conduzida durante maio de 2023, sem restrição temporal, com artigos publicados em revistas científicas e disponíveis em bases de dados mais utilizadas pelos cursos de administração: Web of Science e Emerald (Antonello, Godoy, 2011) que relacionam a cultura organizacional com indicadores de sustentabilidade social, sem limite de data de publicação.
As características mais recorrentes como facilitadoras para melhor resultado dos indicadores de sustentabilidade social (segurança, saúde, responsabilidade do produto, treinamento, governança e sustentabilidade social - em seu conceito mais amplo) foram o trabalho em equipe, culturas de grupo, clã e cultura de segurança do paciente. Por outro lado, a característica dificultadora mais recorrente foi a comunicação ruim na equipe.
A identificação das características facilitadoras e dificultadoras da promoção da sustentabilidade social nas empresas proporciona insights em relação aos principais elementos que podem influenciar o sucesso ou fracasso das iniciativas de sustentabilidade social. Compreender essas características pode auxiliar que as empresas identifiquem áreas de melhoria e medidas corretivas para superação de características dificultadoras do progresso em relação aos indicadores de sustentabilidade social.
Partridge, E. (2014). Social Sustainability. In A.C. Michalos (Ed.), Encyclopedia of Quality of Life and Well-Being Research (pp. 6178–6186). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-0753-5_2790 Irfan, M., Alaloul, W. S., Ghufran, M., Ali, N., & Ahmed, I. (2022). Analyzing the impact of organizational culture on social sustainability: A perspective of the construction industry. Environment, Development and Sustainability. https://doi.org/10.1007/s10668-022-02751-3