Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DOS GASTOS PÚBLICOS AMBIENTAIS SOBRE A MATRIZ ENERGÉTICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - THIAGO COSTA HOLANDA
Universidade Federal do Ceará - FEAACS Responsável pela submissão
2 - Augusto Cézar de Aquino Cabral
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
3 - Sandra Maria dos Santos
- Universidade Federal do Ceará
4 - NATALIA VARELA DA ROCHA KLOECKNER
- PPGA/FEAUSP & CCSA/Universidade Presbiteriana Mackenzie
5 - Felipe Moura Oliveira
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC

Reumo

Diante desta intricada rede de inter-relações, é compreensível que as respostas para o desafio climático emergem de um amplo espectro de disciplinas e campos de pesquisa e desenvolvimento. Tais soluções não são somente variadas em sua natureza, mas são também indispensáveis na composição de uma abordagem abrangente e multidisciplinar que possa lidar de forma efetiva com a magnitude e a complexidade das mudanças climáticas.
A pergunta de pesquisa central deste artigo pode ser formulada como: "Qual é o impacto dos gastos públicos ambientais sobre a matriz energética, conforme evidenciado nas principais bases de dados científicas?". Os objetivos específicos do estudo são: realizar um estudo bibliométrico sobre o tema de gastos públicos e matriz energética nas bases de dados escolhidas; identificar e analisar as palavras-chave prevalentes nas publicações revisadas; e avaliar o nível de conexão entre grupos de pesquisa por meio de acoplamento autoral nas análises realizadas.
Seguindo um caminho semelhante, Borinelli, Baccaro e Guandalini (2017) buscaram evidenciar pontos e abordagens para futuras pesquisas sobre a política ambiental, com foco especial nas políticas estaduais. O estudo constatou a heterogeneidade, a baixa participação orçamentária e o declínio dos gastos ambientais dos estados brasileiros durante o período analisado. Essas descobertas sinalizam a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada que explore os gastos ambientais como fonte alternativa e complementar de dados.
Este trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa exploratória-descritiva, dado que foi conduzido em um campo de estudo onde o conhecimento consolidado ainda é escasso. Conforme definido por Marconi e Lakatos (2021), pesquisa descritiva é um formato de estudo cujo propósito central é observar, documentar, analisar e descrever as características, funções, ou relações de determinados fenômenos sem a necessidade de interferir ou modificar o contexto no qual estes se manifestam.
compreensão dos impactos ambientais das fontes de energia tradicionais e na exploração de soluções alternativas. A poluição do ar, decorrente da queima de combustíveis fósseis, é um dos principais problemas ambientais enfrentados em todo o mundo e tem implicações diretas na saúde humana e na qualidade de vida. Portanto, o estudo sobre os gastos públicos na mitigação da poluição do ar é um tópico importante na literatura relacionada à matriz energética.
Este estudo buscou realizar uma análise bibliométrica da produção científica envolvendo a temática dos gastos públicos e matriz energética. A presente investigação revelou que essa temática ainda é pouco explorada e carece de mais pesquisas, apresentando um campo promissor para estudos futuros. No decorrer deste estudo, os objetivos foram alcançados, pois foi traçado um perfil básico da produção científica envolvendo essa temática.
BORINELLI, B.; BACCARO, T. A.; GUANDALINI, N. N. Os gastos ambientais dos estados brasileiros: uma análise exploratória. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 68, n. 4, 29 dez. 2017. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1532. Acesso em: 22 abr. 2023. LAKATOS, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 3. ed. Porto Alegre: Grupo GEN, 2021.