Resumo

Título do Artigo

NÍVEL DE ENGAJAMENTO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Camila Aparecida Piva
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba Responsável pela submissão
2 - Gilberto Venâncio Luiz
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Reumo

As questões ambientais tornaram-se um ponto central na discussão global. Nesse sentido as pessoas já perceberam a necessidade de maior engajamento ambiental. Esse engajamento visa aumentar a conscientização sobre os problemas ambientais, construir conhecimento por meio da educação sobre o impacto do comportamento humano na natureza e mudar esses comportamentos para aumentar a sustentabilidade (JIA; KRETTENAUER, 2019).
O presente estudo tem como objetivo de desenvolver um modelo de estrutura conceitual sobre engajamento ambiental e a partir deste propor e validar uma escala de medida deste constructo. Especificamente pretende-se: a) Realizar uma revisão de literatura sobre engajamento ambiental e desenvolver uma estrutura conceitual do tema. b) A partir do modelo conceitual extrair dimensões e itens (variáveis) que irão compor o constructo e criar uma escala de avaliação do nível de engajamento ambiental. c) Validar a escala proposta e mensurar o nível de engajamento ambiental com base nos dados coletados.
O engajamento ambiental está relacionado a níveis altos de empatia e conexão dos indivíduos com o meio ambiente. Está relacionado também com o planejamento e responsabilidade de longo prazo com as questões do meio ambiente, tendo vínculo direto com a consciência ambiental dos indivíduos (MILFONT; SIBLEY, 2012). O engajamento ambiental refere-se às ações adotadas para proteger a natureza, conscientizar sobre os problemas ambientais e participar de programas de educação (DEAN et al., 2018).
Este estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, pois tem como foco criar uma escala de avaliação do nível de engajamento ambiental. A Coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário online. A amostragem foi não-probabilística por conveniência e a amostra final foi de 156. Na validação da escala usou-se as técnicas estatísticas de Análise Fatorial Exploratória, Coeficiente Alfa de Cronbach e a Correlação Inter-itens.
A escala final ficou 20 variáveis distribuídas em três fatores, nomeados da seguinte maneira: Fator 1 - Participação Ativa, Fator 2 - Conhecimento e Conscientização, e o Fator 3 - Ações Pessoais, sendo esses construtos representativos das ações realizadas pelos participantes. Os fatores encontrados tiveram coeficientes Alfa de Cronbach maiores que 0,60, e as variáveis dentro de cada fator obtiveram Correlação Inter-itens acima de 0,30, demonstrando a validade deles. Observou-se que a maioria dos participantes tinha baixo nível de engajamento e um conhecimento limitado sobre o assunto.
Com base no referencial teórico e nos dados levantados pode-se criar uma escala com indicadores consistentes, que demonstram a validade do modelo para avaliar o comportamento das pessoas em relação ao nível de engajamento e sua participação ativa. Foi possível notar que a maioria dos participantes não sabiam ou sabiam pouco sobre o assunto do meio ambiente, o que evidencia que as instituições de ensino, universidades/faculdades, empresas, prefeituras necessitam de um programa de especialização, acessível ao público, e de divulgação assertiva, permitindo que chegue até as pessoas.
DEAN, Angela J. et al. How do marine and coastal citizen science experiences foster environmental engagement?. Journal of environmental management, v. 213, p. 409-416, 2018. JIA, Fanli; KRETTENAUER, Tobias. Environmental Engagement and Cultural Value: Global Perspectives for Protecting the Natural World. Frontiers in Psychology, p. 2853, 2019. MILFONT, Taciano L.; SIBLEY, Chris G. The big five personality traits and environmental engagement: Associations at the individual and societal level. Journal of Environmental Psychology, v. 32, n. 2, p. 187-195, 2012.