Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO PROCESSO GERACIONAL DE EMPREENDIMENTOS DE ORIGEM ÁRABES DA FRONTEIRA DA PAZ (BR-UY)
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Soraia Moh’d Khalil Salameh Ahmad
-
2 - SIBELE VASCONCELOS DE OLIVEIRA
Universidade Federal de Santa Maria - DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS Responsável pela submissão

Reumo

Em decorrência das transformações produtivas percebidas na Fronteira da Paz, condicionadas pelo fechamento de importantes empreendimentos frigoríficos em Santana do Livramento ao final dos anos 1990, os setores de serviços e de comércio passaram a desempenhar relativo protagonismo frente ao processo de desenvolvimento do município (FAVERO; DUARTE, 2014; AHMAD, 2021). Uma das características dos empreendimentos árabes na Fronteira da Paz é o perfil familiar (AHMAD; TROIAN, 2022).
Ao reconhecer as dificuldades de sobrevivência e continuidade dos negócios familiares no Brasil, questiona-se acerca das particularidades organizacionais e de gestão dos empreendimentos familiares árabes da Fronteira da Paz. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a propensão da gestão dos empreendimentos árabes ser sucedida pelos familiares na Fronteira da Paz (BR-UY).
As empresas familiares no Brasil apresentam relevância político-cultural e socioeconômica incontestável e, por isto, são frequentemente utilizadas como objeto de estudo. Além do mais, realizam contribuições em relação à descentralização dos polos regionais de desenvolvimento. Mota et al. (2021) a sucessão familiar está relacionada a um processo de transição de poder entre a geração atual e a geração seguinte e deve ser percebido de forma atento, pois influem sobre a sobrevivência das organizações familiares e, também, sobre os processos de desenvolvimento local.
As técnicas de pesquisa adotadas foram: revisão de literatura, aplicação do ferramental fuzzy e coleta de dados primários, por meio da aplicação de questionários aos empreendedores árabes da Fronteira da Paz. Através da operacionalização de sistemas de inferência fuzzy, foi estimado um índice (IPGESF) composto por quatro dimensões de análise, a saber: potencial sucessor, aspectos culturais, aspectos econômicos e aspectos institucionais. De forma experimental, foram aplicados 10 questionários aos empreendedores árabes de Santana do Livramento e Rivera (registro CAEE 68389823.8.0000.5346).
As quatro dimensões de análise têm influência média sobre o IPGESF nos 10 empreendimentos árabes analisados. As dimensões que apresentaram maior influência foram a de aspectos culturais e de aspectos econômicos, ambas pertencendo ao conjunto fuzzy ‘alto’. Já os resultados obtidos relacionados às dimensões potencial sucessor e aspectos institucionais pertencem ao conjunto fuzzy ‘médio’. Os resultados encontrados indicam que a propensão da gestão dos empreendimentos ser sucedida pelos familiares é média, cujo IPGESF foi de 5,43.
Os resultados obtidos corroboram com a literatura acerca da sucessão familiar, na qual indica que as questões do potencial sucessor, cultural, econômica e institucional tem impacto sobre a decisão de suceder, com destaque para a dimensão aspectos culturais e aspectos econômicos. Ademais, foi possível observar que, conforme indica a revisão de literatura acerca da comunidade árabe, as questões culturais tem sido fortemente preservadas no âmbito familiar e empresarial e, dessa forma também, exercem maior influência sobre o IPGESF.
AHMAD, S. M. K. S., TROIAN, A. O comércio imigrante no processo de desenvolvimento: contribuições dos empreendimentos árabes em Sant’ana do Livramento/RS. Desenvolvimento em Questão. [S. l.] v. 20, n. 58, 2022. MOTA, S. C. C. et. al. Sucessão familiar na produção de leite do estado do Paraná. Revista de Economia e Agronegócio, S. l.], v. 19, n. 3, p. 1–19, 2021.