Resumo

Título do Artigo

Análise da adequação dos selos sustentáveis em embalagens de alimentos com relação a percepção do consumidor: estudo de caso de produtos lácteos, carnes e substitutos de carne
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Letícia Ribeiro Marques
UNICAMP Universidade de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas Responsável pela submissão
2 - Muriel de Oliveira Gavira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP, Faculdade de Ciências Aplicadas
3 - Ana Clara da Fonseca Leitão Duran
-

Reumo

A crescente responsabilidade ambiental tem suscitado uma significativa repercussão e emergido como uma necessidade imperativa para a sociedade. Essa importância é acentuada pelo grau de crescimento e complexidade dos impactos provenientes dos problemas ambientais. A sociedade, por sua vez, busca nos selos sustentáveis a verificação da origem e dos métodos de produção de bens de consumo. Essas informações devem ser de fácil compreensão e orientar os consumidores a entender as considerações ambientais envolvidas nos processos produtivos (KOHLRAUSCH et al., 2003).
Este estudo almeja examinar a prevalência dos selos sustentáveis, juntamente com as percepções dos consumidores e as motivações que esses selos despertam. O objetivo principal é coletar dados que proporcionem uma compreensão mais profunda e identifiquem melhorias e incentivos mais alinhados às necessidades e preferências do público.
A síntese destaca 3 motivações preponderantes que orientam a aquisição de produtos com selos. Pertencimento: Os selos geográficos comunicam a procedência do produto oferecido, despertando um interesse nos consumidores. Afetividade: as pessoas tendem a valorizar questões que têm um impacto emocional. Preocupação com a Saúde: Análises empreendidas pela (AFSSA) evidenciam que alimentos produzidos organicamente ostentam qualidades nutricionais superiores, como maior teor de ferro, magnésio e vitamina C, conjugados a menor toxicidade e maior durabilidade.
O estudo adotou uma abordagem metodológica fundamentada na pesquisa bibliográfica e na subsequente aplicação de classificações por ela delineadas. O escopo desta metodologia centrou-se na análise e identificação de padrões e tendências contidos na base de dados selecionada.
A análise do recorte da base de dados de produtos alimentícios, revelou uma agregação total de 1812 produtos vinculados às categorias alimentares de pertinência para o escopo da presente pesquisa, procedeu-se à verificação da contagem de produtos dentro deste conjunto que apresentam selos ou certificações de cunho ambiental, totalizando 496 unidades, o que representa aproximadamente 27,37% da totalidade. Os mesmos foram subdivididos nas categorias criadas e foi realizada uma analise das motivações e prevalência dos selos.
O estudo proporcionou a identificação de uma lacuna que sugere a necessidade premente de conceber novos selos, cuja aplicabilidade esteja mais intensamente associada ao domínio do sentimento de pertencimento. Esta proposição visa fomentar uma conexão mais profunda e pessoal entre os consumidores e os produtos, estimulando-os a atribuir um apreço mais substancial e a adotar uma perspectiva mais atenta em relação às modalidades de produção no seu ambiente circundante.
KOHLRAUSCH, A. K. , CAMPOS, L. M. S., SELIG, P. M. (2004) O comportamento do consumidor de produtos orgânicos em Florianópolis: uma abordagem estratégica. Revista Alcance, 11(1), 157-177. MAIMON, D. . Revista RAE, FGV. Eco-Estratégia das empresas brasileiras realidade ou discurso, 20 jul. 1994. BOGNER, X. Environmental Values (2-MEV) and Appreciation of Nature. Sustainability, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su10020350 . Acesso em: 18 out. 2022.