Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade Social, Trabalho Decente e Sustentabilidade nos Municípios do Polo Gesseiro do Araripe Pernambucano
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Jackeline Amantino de Andrade
Universidade Federal de Pernambuco - DCA - PROPAD Responsável pela submissão

Reumo

O artigo foca a relação entre responsabilidade social corporativa e o trabalho decente em suas implicações para a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU a partir de uma realidade específica que envolve a ação pública para o desenvolvimento local sustentável no contexto dos municípios da região do Araripe em Pernambuco onde se localiza e opera o Polo Gesseiro do Araripe. Sendo que essa análise busca pela concretude de ações de desenvolvidas naqueles territórios naquilo que articula a responsabilidade social corporativa de empresas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs).
O problema de pesquisa propõe compreender como se mobiliza a ação pública para alcançar o desenvolvimento local sustentável nos municípios da região do Araripe pernambucano onde se localiza o Polo do Gesso, sendo o seu objetivo identificar como se alinham de modo muito próprio a responsabilidade social corporativa e o trabalho decente na concretização dessa ação que se vincula aos ODSs da Agenda 2030.
Este item é constituído por dois tópicos. O primeiro delimita as abordagens sobre a responsabilidade social corporativa ao longo de mais de quatro décadas destacando a sua evolução que se aproxima dos ODSs da Agenda 2030, o segundo demarcando aquilo que caracteriza o trabalho decente e sua inserção na Agenda 2030 sobre o desenvolvimento sustentável.
Neste item é delimitado o caráter exploratório da investigação e demarcado o estudo como uma pesquisa de base qualitativa. Os dados empíricos foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica e analisados com base na análise temática de conteúdo.
A análise dos dados revelou o quão distante estão as empresas do polo gesseiro do Araripe pernambucano dos pressupostos de responsabilidade social corporativa e trabalho decente. Nesse contexto, ações de responsabilidade somente emergiram por força de ação fiscalizadora, sendo que as empresas buscaram soluções rápidas no caso do meio ambiente e, no caso do trabalho decente, se busca um envolvimento induzido por meio de ações articuladas entre diferentes atores vinculado à rede do Pacto Global para o desenvolvimento sustentável materializadas no Pacto Gesso 2030.
O Pacto Gesso 2030 articulado por um conjunto amplo de instituições busca construir alternativas e gerar soluções na concretização dos ODSs, especialmente o ODS 8, nos municípios da região do Araripe onde opera a cadeia produtiva gesseira de Pernambuco. No entanto, é necessário desenvolver maior capacidade institucional naquelas municipalidades para criar possibilidades concretas de desenvolvimento local sustentável.
Abramo, L. (2010). Trabalho decente: o itinerário de uma proposta. Bahia Análise de Dados. 20 (2/3), 151-171. Gereffi, G., & Lee, J. (2016). Economic and social upgrading in global value chains and industrial clusters: why Governance matters. Journal of Business Ethics. 133, 25-38. Scherer, A.C., Rasche, A., Palazzo, G, & Spicer, A. (2016). Managing for political corporate social responsibility: new challenges and directions for PCRS 2.0. Journal of Management Studies. 53 (3), 273-297.