Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA NA IMPLEMENTAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - David Bruce Miranda
Instituto Federal do Amazonas - IFAM - CMDI Responsável pela submissão
2 - Adriana Maria de Castro Monteiro
Instituto Federal do Amazonas - IFAM - CMDI
3 - Marcia Maria Costa Bacovis
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas- Campus Manaus Distrito Industrial

Reumo

Para mudar o paradigma econômico de uma sociedade enraizada por uma economia que explora excessivamente os recursos naturais e estimula um consumo e produção sem considerar os problemas ambientais causados por esse modelo é de fundamental importância à atuação da Educação Ambiental. Ela estabelece as bases necessárias para a transição de um Modelo Econômico Linear para um Modelo Econômico Circular. Práticas de Educação Ambiental formam a base para que essa transição possa acontecer tornando possível o equilíbrio da relação desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
A Educação Ambiental a tempos é reconhecida como um instrumento eficaz para conter o avanço da Economia Linear, mas como as práticas de E. A podem ser utilizadas como ferramenta na implementação da Economia Circular? Este trabalho objetiva investigar o papel da educação ambiental como uma ferramenta efetiva na implementação da economia circular, analisando fundamentos teóricos, identificando estratégias e discutindo impactos dessas ações e evidenciando a importância da Educação Ambiental no processo de migração para uma Economia Circular.
O meio ambiente se encontra afetado pela exploração irregular de recursos, bem como já não consegue mais absorver os rejeitos humanos de forma eficaz, o que leva à problemas como alterações climáticas, destruição de ecossistemas e perda de biodiversidade (SEABRA, 2020). A Economia Circular trata-se de um modelo econômico restaurativo que visa conciliar as necessidades humanas de modo que não afetem negativamente o meio ambiente (MACARTHUR, 2019). A Educação Ambiental busca a aplicabilidade de ações socioeducacionais, econômicas e culturais visando solucionar questões ambientais (PEIXOTO, 2021)
O trabalho possui como base a investigação bibliográfica e sua análise a fim de fundamentar a resposta para a problemática proposta. A pesquisa segue a abordagem qualitativa com seu objetivo descritivo. Para a realização do trabalho em questão foram selecionados 15 publicações científicas entre artigos e livros (exceto TCCs, dissertações e teses) utilizando a base de dados do site Google Acadêmico, de origem brasileira e focados na implementação da Economia Circular ao utilizar ferramentas da Educação Ambiental. Resultados tabulados e discutidos sobre a implementação de cada ferramenta.
Existem diversas ferramentas para abordar a Educação Ambiental a fim de implementar ao menos o conhecimento sobre a Economia Circular, como ações sociais, atividades práticas ou teóricas, publicação de livros/e-books dentre outros, cabe ao comunicador aplicá-las da melhor forma de modo que atinja o público alvo, que podem ser alunos de uma escola, moradores de um bairro, trabalhadores de uma fábrica, por exemplo, podendo fazer alterações que facilite o envio da mensagem e assim os ouvintes possam absorver, aplicar e transmitir.
Este estudo mostrou que práticas de Educação Ambiental podem contribuir para a implementação da Economia Circular. Isso se justifica mediante as várias ferramentas e ações que foram identificadas na revisão literária como Cursos de Capacitação, Projetos Socioambientais, Educação Interativa dentre outros. Neste sentido, conclui-se que iniciativas de educação ambiental aliadas aos conceitos sobre economia circular promovem as bases necessárias para que haja a transição de um Modelo Econômico Linear para um Modelo Econômico Circular.
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. O que é economia Linear? 2023 MACARTHUR, Ellen et al., Completing the picture how the circular economy tackles climate change. Material Economics, v. 3, 2019. PEIXOTO, Sandra Cadore et al. A dimensão interdisciplinar na construção da Educação Ambiental: Uma proposta de sequência didática. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e15710514808-e15710514808, 2021. SEABRA, Renata Welinski da Silva. A regulamentação internacional ambiental e a responsabilidade corporativa. 2020. 150 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo.