Resumo

Título do Artigo

MOTIVOS DE REJEIÇÃO DE ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO E NO ENANPAD
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ariani Nunes de Sales Bonfim
-
2 - André Luís Janzkovski Cardoso
Universidade Federal de Rondonópolis - UFR - PPgGTA Responsável pela submissão

Reumo

A publicação de artigo em periódico faz com que o autor tenha sua pesquisa apreciada pela academia, além de disseminar o conhecimento adquirido e contribuir para o progresso profissional do autor e esse é um dos motivos que fazem com que as Instituições de Ensino Superior Públicas estimularem os professores a publicar seus estudos em periódicos científicos como parte do processo de avaliação da progressão funcional. O objetivo do trabalho foi de identificar motivos de rejeição de artigos. A população desta pesquisa foi composta pelos editores de periódicos nacionais e avaliadores do EnANPAD.
Problema de Pesquisa: Quais são as percepções de avaliadores de artigos científicos sobre os motivos de rejeição em congressos e em revistas nacionais da área de administração? Objetivo: Identificar elementos recorrentes nas percepções de avaliadores de artigos científicos sobre os motivos de rejeição em congressos e em revistas nacionais de ciências administrativas.
Fazer ciência é uma busca por produzir conhecimento de forma sistematizada por meio de pesquisas realizadas de forma metódica. Torna-se essencial o registro dos estudos científicos para que se preservem os resultados descobertos, tornando-os suscetíveis a críticas e aperfeiçoamentos, e que os resultados sejam divulgados, possibilitando outras pesquisas e novos conhecimentos (DROESCHER; SILVA, 2014). Para Guimarães et al. (2018) há uma regulação tácita que consiste em regras, formais/informais, valores, padrões de conduta e comportamentos institucionalizados na academia. Rejeitar é o padrão.
O Questionário de Byrne (2000), adaptado para a realidade brasileira por Falaster, Ferreira e Canela (2016), foi enviado pelo Google Forms para 141 editores de revistas e 589 avaliadores do EnANPAD totalizando 730 pessoas. Foi composto por 79 itens, sobre motivos que levam à rejeição de artigos em congressos e em periódicos na área da administração. Retorno de 90 respostas.
Este artigo apresentou que para os editores de periódicos e os avaliadores do EnANPAD a seção do artigo que mais comumente leva à rejeição é a de procedimentos metodológicos, seguida pela seção de discussão dos resultados. Este artigo apresenta também a percepção dos editores de periódicos e os avaliadores do EnANPAD sobre cada seção do artigo tratada de forma particular, apontando as lacunas que poderão ser preenchidas dentro de cada seção. Além disso, este estudo apresenta quais são os problemas relacionados à redação que podem ser avaliados como motivo de rejeição.
Foi possível identificar, na perspectiva dos editores de periódicos nacionais e avaliadores do Encontro Nacional da Associação de Pós Graduação em Administração (EnANPAD) os principais motivos que levam à rejeição dos artigos, permitindo que o objetivo dessa pesquisa fosse alcançado. A principal limitação desse estudo foi a quantidade de respondentes, podendo haver uma diferença significativa no caso de um estudo em que haja maior número de respondentes. Sugere-se que em pesquisas futuras seja avaliado se há correlação entre o perfil do avaliador e os motivos de rejeição de artigos avaliados.
FALASTER, C.; FERREIRA, M. P.; CANELA, R.; Motivos de rejeição dos artigos nos periódicos de administração. Revista - O&S - Salvador, v. 23, n. 77, p. 285-306, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/MGCTG3QtRmccJBVJFCqfv5S/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 ago. 2022. GUIMARÃES, T. A.; Et al.; A ANPAD e o processo de institucionalização da comunidade científica brasileira de Administração. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 16, p.523-537, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/ySGTdrWf89vXRcbHZ8YJxdR/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022.