Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO NOS DOCUMENTOS DE ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Álisson Caio Abrantes de Mesquita
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Responsável pela submissão
2 - Thaiseany de Freitas Rêgo
- PPGA

Reumo

Segundo Bilert, Lingnau e Oliveira (2014), é por meio dos documentos de organização institucional, que a universidade consegue apontar as diretrizes e metas de curto, médio e longo prazo, principalmente por terem o papel de indicar qual o posicionamento da instituição quanto a inserção da temática da EDS.
Esse trabalho se orienta pela questão: Os documentos de organização institucional apresentam alguma previsão teórica e prática sobre a questão da “Educação para o desenvolvimento sustentável”? Objetivo: avaliar se os documentos de organização institucional apresentam alguma previsão teórica e prática sobre a questão da “Educação para o desenvolvimento sustentável”.
2.1 EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2.2 INSTRUMENTOS DE ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL
A estratégia documental faz-se necessária, em razão da necessidade de conhecer se existe alguma previsão institucional quanto a adoção da EDS como uma ação capaz de promover o DS. Para tanto, a leitura atenta, cuidadosa e sistematizada dos documentos de organização institucional (PDI, PLS, PPI, PPC), da UFRN, se mostra importante, tendo em vista que esses são instrumentos de fonte secundária essenciais para compreender quais as perspectivas formativas da instituição e do curso objeto de estudo.
Com o intuito de avaliar se os documentos de organização institucional apresentam alguma previsão teórica e prática sobre a questão da “Educação para o desenvolvimento sustentável”, realizou-se uma análise sistemática do PDI, PPI, PLS e PPC. Nesse sentido, ao se avaliar as 17 metas da EDS, os dados apontam que todos os documentos tratam sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 4, ou seja, abordam elementos relacionados a questão do fornecimento de “saúde de qualidade” e “educação de qualidade”.
Os dados coletados apontam que os documentos institucionais possuem uma abordagem superficial no tocante a temática da EDS.
ALENCAR, E. R. P. Ensino superior no Brasil: entre o estado e o mercado. 2011. 217 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. BARRETO, L. F. B. P. Análise de políticas públicas para educação superior no Brasil: uma aplicação de dinâmica de sistemas. 2017. 184 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.