Resumo

Título do Artigo

A (IN)SUSTENTABILIDADE URBANA NOS 50 ANOS DO PROJETO CURA CUIABÁ
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Fernando Marcio Paiva Machado
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Várzea Grande Responsável pela submissão

Reumo

O processo de urbanização no Brasil nos últimos 50 anos provocou uma transformação e inversão na distribuição populacional no espaço geográfico (ACSELRAD, 2009). Cuiabá foi uma das cidades brasileiras com desordenado crescimento urbano. Ela participou de medidas mitigadoras. O Programa de Complementação Urbana – CURA (Comunidade Urbana para Recuperação Acelerada), na década de 1970, almejava reorganizar o crescimento. Para promover uma cidade mais humanizada e democrática atentam-se às aspirações dos seus habitantes, incentivando a participação na construção do espaço urbano (LEFEBVRE, 2004).
Na cidade, o capitalismo é responsável pela produção e transformação do espaço, convertendo-se em um controle social e espacial que beneficia os interesses do capital e resulta na perpetuação das desigualdades sociais e espaciais (HARVEY, 2005). No Brasil, o rápido processo de urbanização contribuiu para aumento das problemáticas inerente à vida em cidades, como em Cuiabá-MT, principalmente nas dinâmicas de mobilidade, saneamento, segurança e moradia. Buscou-se analisar as transformações e permanências no Bairro Araés nos 50 anos do Programa CURA Cuiabá com ênfase na sustentabilidade urbana.
De forma análoga a um organismo vivo, a cidade é um sistema complexo e em constante movimento, e ela adapta-se e evolui ao longo do tempo, como resposta às mudanças sociais, econômicas e culturais no seu ambiente interno (ROLNIK, 2004). Além disso, a concentração da população acompanha a dos meios de produção e o tecido urbano prolifera, estende-se, corrói os resíduos de vida agraria (LEFEBVRE, 2004). Diante de uma população urbana em expansão desordenada e contínua, aliada ao aumento das apreensões ambientais, as cidades buscaram uma harmonização nos eixos econômico, social e ambiental.
A metodologia caracteriza-se como abordagem qualitativa e estudo de caso. A área de estudo localiza-se em Cuiabá-MT, cujo espaço urbano, o bairro Araés, é uma das regiões que receberam o Projeto CURA. O recorte temporal é a partir década de 1970, ano de criação do Projeto CURA, até o ano de 2023, permitindo a análise da realidade da pós-ocupação da comunidade. A fim de contextualizar a expansão urbana, foram usados os pensamentos geográficos de Cornélio Silvano Vilarinho Neto, associados às fontes de dados advindas de portais eletrônicos de notícias, de pesquisa bibliográfica e documental.
A análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em relação ao Projeto CURA no bairro Araés revela uma complexa teia de interconexões. Os ODS são interdependentes e intrinsecamente relacionados (ONU, 2023), refletindo a abordagem holística necessária para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade. O desenvolvimento urbano sustentável não é apenas uma questão de infraestrutura e planejamento urbano, mas também afeta diretamente a pobreza, a igualdade de gênero, a saúde, a educação, a igualdade de acesso a serviços básicos e outros.
A pesquisa realizada na comunidade do Araés permitiu observar as transformações urbanas ocorridas ao longo do tempo, bem como a relação entre os ODS da Agenda 2030 da ONU e a realidade da comunidade. Contudo, desafios persistem, como a necessidade de abordar questões de segurança, melhorar a gestão de resíduos e fortalecer a conexão entre a comunidade e os recursos naturais da região. À medida que a cidade de Cuiabá continua a crescer e evoluir, é fundamental que o desenvolvimento urbano seja guiado por princípios de sustentabilidade, equidade e participação cidadã.
ACSELRAD, H. A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas públicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005. LEFEBVRE, H. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. ONU. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 18 ago 2023. ROLNIK, R. O que é cidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.