Resumo

Título do Artigo

AS PREFERÊNCIAS DE ATRIBUTOS NA COMPRA DE CARNE BOVINA DE CONSUMIDORES DE UM AÇOUGUE GOURMET
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lorena Cristina de Barros
Universidade Federal de Rondonópolis - UFR - UFR
2 - André Luís Janzkovski Cardoso
Universidade Federal de Rondonópolis - UFR - PPgGTA Responsável pela submissão

Reumo

Este artigo acadêmico tem como objetivo analisar as preferências de atributos na compra de carne bovina por consumidores de açougue gourmet em Rondonópolis, MT. Com a crescente competição no mercado e a preocupação dos consumidores com tópicos como saúde, status, sustentabilidade, rastreabilidade e origem dos alimentos, é importante que as empresas do ramo alimentício agreguem valor aos seus produtos para se destacarem.
Quais são as preferências de atributos na compra de carne bovina por consumidores de açougue gourmet em Rondonópolis, MT?
O referencial teórico para este trabalho é composto por uma apresentação sobre vantagem competitiva, mercado consumidor e cadeia de produção no âmbito de carnes, dando ênfase à carne bovina.
O experimento foi aplicado em uma amostra de 144 consumidores de carne bovina de três filiais de um açougue gourmet localizado em Rondonópolis-MT. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Google Forms. Após a coleta, os dados foram tratados e analisados utilizando o programa IBM SPSS Statistics versão trial.
Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas em relação a diferentes variáveis, como boutique, gênero, idade e grau de escolaridade dos consumidores. Por exemplo, diferentes boutiques atraem consumidores com preferências distintas em relação à qualidade certificada, experiência gourmet, serviço personalizado, experiência sensorial e elevação social. Homens e mulheres também apresentaram preferências distintas em relação à experiência gourmet e serviço personalizado, entre outros.
Esses resultados mostram a importância de considerar as características demográficas dos consumidores ao desenvolver estratégias de marketing e produtos no setor de carne bovina. Compreender como influenciado pelos diferentes segmentos de consumidores pode ajudar as empresas a criar valor agregado em seus produtos e serviços, aumentando a permanência e a lealdade dos clientes e, consequentemente, obtendo uma vantagem competitiva significativa no mercado.
BRISOLA, M. V.; CASTRO, A. M. G. Consumidor de carne bovina: preferencias e confiança no açougueiro. Revista de Administração FACES Jornal, v. 4, n. 1, p. 42-58, 2005. BRISOLA, M. V.; CASTRO, A. M. G. Preferências do consumidor de carne bovina do Distrito Federal pelo ponto de compra e pelo produto adquirido. Revista de Gestão, v. 12, n. 1, p. 81-99, 2005. CARVALHO, Marly Monteiro de; LAURINDO, Fernando José Barbin. Estratégia Competitiva: Dos Conceitos à Implementação. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010