Resumo

Título do Artigo

O SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CACHAÇA NO MUNICÍPIO DE JAGUARI/RS: A CONTRIBUIÇÃO DOS ATORES PELA ÓTICA DA TEORIA ATOR-REDE
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FERNANDA TAMIOSSO WESZ
-
2 - Beatriz Klimeck
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Campus palmeira das missoes Responsável pela submissão
3 - Tiago Zardin Patias
- Departamento de Administração - Campus Palmeira das Missões
4 - Bianca Bigolin Liszbinski
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Departamento de Administração - Campus Palmeira das Missões

Reumo

A cachaça é a aguardente típica brasileira produzida através da destilação. Sua produção está relacionada com caraterísticas regionais e geográficas. Ao longo da história, a cachaça quebrou paradigmas e expandiu-se por diferentes culturas e classes sociais da população brasileira. No Rio Grande do Sul, verifica-se que o mercado de cachaça considerada artesanal é visto como promissor, há possibilidade de maior exploração do mercado através das tendências de consumo e priorização da satisfação dos consumidores em relação à qualidade sensorial da bebida.
Devido à importância socioeconômica da produção de cachaça, proveniente do cultivo de cana-de-açúcar, de estar presente no agronegócio da região e de ter sido uma das primeiras atividades desenvolvidas pelos imigrantes predominantemente italianos que chegaram à região, surge à necessidade de descrever a contribuição dos atores do sistema agroindustrial da cachaça no município de Jaguari/RS, caracterizando-os e analisando a dinâmica de funcionamento do sistema, bem como todos os elementos que a compõe.
ASPECTOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO DA CACHAÇA A produção de cachaça se mistura com a história do povo brasileiro, na qual, a cultura e os costumes estão relacionados com a origem da bebida (ALCARDE, 2017). “A cachaça é a aguardente brasileira produzida pela fermentação do caldo de cana e posterior destilação” (BORTOLETTO; SILVELLO; ALCARDE, 2018, p. 01). TEORIA ATOR-REDE (ANT) A ANT é uma abordagem sócio-filosófica, que busca compreender situações sociais complexas com foco nas relações entre os atores sociais, elementos técnicos e o tratamento de atores humanos e não humanos.
A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, em que se busca captar circunstâncias de uma situação cotidiana, onde se podem aprender através do contexto e benefícios sociais criados pela atividade em estudo (YIN, 2015). Será analisado o caso específico do sistema agroindustrial da cachaça no município de Jaguari/RS. Em relação ao seu problema, possui uma abordagem qualitativa, onde se busca compreender as características situacionais apresentadas pelos atores sociais (MARCONI; LAKATOS, 2017). Com base em seus objetivos, o estudo classifica-se como exploratório.
Através da influência dos atores perante os aspectos econômicos e sociais verificaram-se apontamentos para uma atividade considerada como rentável, mas que atualmente sente pressões devido ao aumento dos custos de produção relatados pelos produtores. Em relação às questões econômicas, a maior parte das vendas é realizada diretamente na propriedade, de maneira informal. No aspecto social, em suma verificou-se relatos de diversas ações desenvolvidas dentro do município, como o Curso Mestre Alambiqueiro e a distribuições de mudas de cana-de-açúcar aos produtores rurais.
Conclui-se que através desta pesquisa foi possível compreender a influência dos atores dentro do sistema agroindustrial da cachaça no município de Jaguari/RS e identificar alguns elementos que possam vir a auxiliar nas ações tomadas dentro do mesmo, como por exemplo, a manutenção de eventos e cursos voltados à qualificação dos produtores de cachaça, visando contribuir para uma melhoria na valorização e na visibilidade da mesma dentro e fora do município, buscando futuramente a expansão dos mercados, principalmente através da legalização e padronização da bebida.
ALCARDE, A. R. Cachaça: ciência, tecnologia e arte [livro eletrônico]. 2ª ed. São Paulo: Blucher. 2017. BORTOLETTO, A. M.; SILVELLO, G. C.; ALCARDE, A. R. Good Manufacturing Practices, Hazard Analysis and Critical Control Point plan proposal for distilleries of cachaça. Sci. Agric., v. 75, n. 5, p. 432-443, sep./oct. 2018. JØRGENSEN, M. T. Reframing tourism distribution - Activity Theory and Actor-Network Theory. Tourism Management, v. 62, 2017, 312e321. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos