Resumo

Título do Artigo

CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES DO NORDESTE E SUL DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marcos Filho Lima Bastos
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão
2 - Ana Paula Perlin
- Universidade Federal de Santa Maria
3 - Lilian Caporlingua Giesta Cabral
-
4 - Clandia Maffini Gomes
- Pós Graduação
5 - Rayssa Cleide de Oliveira
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Reumo

Os programas de pós-graduação em administração têm se mostrado interessados sobre as discussões da sustentabilidade no contexto organizacional, apesar disso, estudos recentes revelam o tratamento da sustentabilidade, dentro dos programas de mestrado em administração, como algo pontual, restrito, em sua maioria, a linhas de pesquisa específicas, carecendo de uma abordagem mais estruturada e disseminada em outros nichos da administração enquanto ciência (Marques; Trevisan, 2018).
Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos discentes, mestrandos em administração, sobre a temática da sustentabilidade e a atuação profissional. O estudo contemplou duas universidades federais, uma do Rio Grande do Norte e outra do Rio Grande do Sul, ambas com programas de pós-graduação em administração, ao nível de mestrado acadêmico, ativos.
Entre as formações que discutem sobre o papel da sustentabilidade na atuação, está a administração. Apesar do antagonismo ainda enfrentado por administradores em implementar práticas sustentáveis nas empresas, no ensino e no meio social, muito se tem discutido sobre a participação dos construtos relacionados à pauta sustentável na tomada de decisão de gestores. Desta forma, esta necessidade exige dos futuros administradores uma visão holística sobre todos os fatores que abrangem, circundam e influenciam a orientação sustentável nos diversos setores da sociedade (Guimarães; Correia, 2020).
O presente estudo, quanto aos objetivos, é caracterizado como exploratório (Gil, 2008). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa para investigar o fenômeno estudado que, neste caso, trata-se da percepção dos discentes de dois mestrados em administração, em duas universidades federais do Nordeste e Sul do Brasil, sobre o tema sustentabilidade e do impacto que esta percepção e as vivências destes estudantes possuem na atuação profissional e na formação acadêmica. O instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista estruturado, composto por 10 questões.
Fica evidenciado, mesmo que majoritariamente no campo teórico, vivências sobre o tema da sustentabilidade na formação em nível de graduação dos estudantes do sul, enquanto no nordeste, pelo caráter interdisciplinar da formação dos discentes pesquisados, as experiências na graduação, em suma maioria, foram mais restritas. Apesar disso, ressalta-se a importância do mestrado em administração na região nordeste por ter sido o primeiro contato com o tema da sustentabilidade para metade dos entrevistados.
Foi possível constatar que os discentes de ambas instituições possuem uma visão da sustentabilidade de forma integrada às suas formações e a consideram como necessária para a atuação como administrador e/ou professor de administração do ensino superior. De forma geral, os entrevistados também apontaram se sentir motivados com a pauta da sustentabilidade, podendo se destacar o papel do ensino não formal, em especial às vivências de caráter afetivo/emocional, no estímulo às práticas da sustentabilidade no cotidiano.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GUIMARÃES, J. C. CORREA, B. S. Desafios para a inserção da sustentabilidade na formação dos administradores. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO, 04, 2020, edição online. MARQUES, C. S. TREVISAN, M. Análise das dissertações acadêmicas sobre o tema sustentabilidade no mestrado em administração: mapeando o panorama gaúcho. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 7, n. 1, p. 62 – 82, 2018.