Resumo

Título do Artigo

Transparência para Gestão da Sustentabilidade em Cadeias de Suprimentos: Revisão Sistemática da Literatura
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Alexandro Lux Comitre
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - FEI - São Paulo
2 - Dafne Oliveira Carlos de Morais
- FEI SP Responsável pela submissão

Reumo

Práticas transparentes oferecem benefícios como melhoria da imagem corporativa, vantagem competitiva e redução de custos apesar dos desafios como a falta de consenso em indicadores e complexidade dos processos produtivos. A literatura nos últimos 10 anos, tratou de indicadores operacionais para questões ambientais e sociais. RSL recentes, como a de Schäfer (2023), integram o tema, englobando divulgação e visibilidade de informações entre atores da cadeia, esclarecendo relações entre sustentabilidade e transparência. Este estudo visa compreender como a literatura aborda essa relação.
Como a literatura aborda a relação entre os temas transparência e sustentabilidade no âmbito da Cadeia de Suprimentos, e qual é a contribuição da transparência para a sustentabilidade? Desta forma, adota como objetivo compreender como a literatura aborda o debate sobre a contribuição da transparência para a sustentabilidade das cadeias de suprimentos. O termo transparência ainda tem sido usado de forma vaga (GARDNER et al., 2019). Esse uso inconsistente dificulta a identificação dos fatores que influenciam a transparência na CSS (SCHÄFER, 2023).
Schäfer (2023) propõe o termo Transparência da Cadeia de Suprimentos Sustentável e o define como a divulgação e a visibilidade das informações entre os atores dentro e fora da CS. Existem três dimensões: 1ª a importância da informação, 2ª os interesses das partes envolvidas na troca de informações, limites e responsabilidades. 3ª a perspectiva de transparência entre os atores envolvidos, incluindo o processamento e uso de informações na CS. Transparência não é apenas sobre divulgar informações, mas sobre garantir que as informações atendam às necessidade das partes envolvidas.
Conduzimos uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), uma abordagem reconhecida por sua cientificidade e transparência. Para assegurar rigor e transparência dividimos o processo em três fases: Planejamento da revisão: Definir o problema de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, bases de dados e strings de pesquisa; Execução da revisão: Realizar buscas, triagem e extração de dados dos estudos selecionados. Síntese dos resultados: Analisar e interpretar resultados dos estudos, buscando identificar padrões, temas e questões emergentes.
Conduzimos análises descritivas, bibliométricas e temáticas para compreender os dados coletados. A análise descritiva abordou a distribuição de artigos, revistas, anos de publicação e origem geográfica dos estudos incluídos. A análise bibliométrica envolveu a identificação de cocitações de autores e as relações entre palavras-chave nos artigos, identificando autores e conceitos frequentemente relacionados. A análise temática foi conduzida com base nas três dimensões de transparência identificadas por Schäfer (2023). Utilizando o software Atlas.ti, realizamos codificação seguindo as recomendaçõ
Os resultados obtidos enfatizam a importância da transparência, identificando desafios e oportunidades relacionados à implementação da transparência nas Cadeias de Suprimentos Sustentáveis. Como desafios: Padronização e Verificação; Privacidade e Confidencialidade; Falta de Transparência e Confiança entre as Partes: (MONTECCHI; PLANGGER; WEST, 2021). Já como oportunidades: Tecnologias Emergentes; Rastreabilidade e Divulgação de Informações: (ALSAID, 2021). Essas descobertas contribuem para uma agenda de pesquisa futura na área, e para um futuro mais sustentável.
ALSAID, L. Smart city dynamics and multi-level management accounting: unfolding a case of sustainable enterprise resource planning. 2021. GARDNER, et al. Transparency and sustainability in global commodity supply chains. 2019. MONTECCHI, PLANGGER, WEST, D. Supply chain transparency: A bibliometric review and research agenda. 2021. Saldaña, J. (2013). The Coding Manual for Qualitative Researchers. Sage. SCHÄFER, N. Making transparency transparent: a systematic literature review to define and frame supply chain transparency in the context of sustainability. 2023.