Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR EM PROJETOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA: reciclagem de materiais inservíveis em matéria-prima como expansão de mercado
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Luis Otavio Dipe Amaro
-
2 - Lucas Conde Stocco
- FEA-RP Responsável pela submissão

Reumo

O presente estudo tem como proposta analisar de que forma uma empresa distribuidora de energia elétrica, que possui um centro de logística reversa instalado no interior de São Paulo, tem buscado através da estruturação e gestão de projetos implantar em todo seu processo de suprimentos a orientação aos princípios da Economia Circular, onde todos os equipamentos avariados e materiais inservíveis sejam recondicionados para disponibilizá-los novamente em projetos de construção e manutenção de redes de distribuição.
Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais os fatores limitantes para implementação de um projeto de reciclagem de materiais inservíveis e equipamentos de forma sustentável e lucrativa? Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os fatores limitantes na implementação de um projeto de reciclagem de materiais inservíveis e equipamentos gerados da manutenção e construção de redes de distribuição de energia elétrica, sob a ótica da Economia Circular.
Utiliza-se como perspectiva de análise da empresa apresentada no projeto, os conceitos de Gestão de Aquisições e Gestão de Escopo em projetos para compreender como a referida organização busca adquirir maquinário e equipamentos visando adequar sua operação como forma de criar processos de logística reversa que contribuam para o tratamento dos resíduos e desenvolvimento de produtos e materiais reciclados. O conceito da Economia Circular, auxilia na análise de viabilidade do coprocessamento de fios e cabos elétricos inservíveis e eficiência das operações da organização estudada.
Trata-se de um estudo de caso que utilizou como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental e observação participativa, onde aborda-se o acompanhamento do processo de implantação do projeto de trituração de materiais inservíveis, em que se planeja acompanhar e monitorar os riscos, incertezas e complexidade do projeto. A Empresa Alfa, objeto desse projeto é uma distribuidora de energia elétrica que atua nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e possui uma linha de negócio denominada Cadeia Reversa.
Analisando o cenário cultural da organização, com os dados levantados podemos concluir pontualmente os aspectos influenciados com a inserção do novo projeto, nos três pilares da empresa, Segurança, Qualidade e Produtividade. Portanto, nota-se que uma empresa alinhada concretamente com as iniciativas circulares e sustentáveis. Pode-se concluir que o projeto é satisfatório e fica a margem para implementação de futuros projetos com o intuito de não só gerar matéria-prima para o mercado, mas também gerar um produto acabado para reuso dentro da própria empresa.
A Economia Circular traz à tona grandes desafios ambientais para um mercado onde a produção em alta escala e alta competitividade estão em constante evolução e maximização. Sendo assim, políticas e diretrizes ambientais são vitais para que a economia e mercado possam evoluir e prosperar a longo prazo com suas demandas de oferta de bens e serviços para a população, como pode ser demonstrado a partir do caso apresentado, o qual demonstra importante impacto para maximização na eficiência de processamento de resíduos e continuidade das atividades da empresa no fornecimento de energia à população.
BOCKEN, N. M. P.; GERADTS, T. H. J. Barriers and Drivers to Sustainable Business Model Innovation: organisation design and dynamic capabilities. Long Range Planning, v. 53 n.4, p. 1-23, 2019. GEISENDORF, S.; PIETRULLA, F. The Circular Economy and Circular Economic Concepts: a literature analysis and redefinition. Thunderbird International Business Review, v.60, p. 771-782, 2018. XAVIER, Carlos Magno da Silva. Gestão de Projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.