Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMANDO O PÚBLICO EM SUSTENTÁVEL: Uma Análise da Produção Científica Internacional sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável na Administração Pública
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lizy Manayra Santos Oliveira
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
2 - Diego de Queiroz Machado
- Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC/UFC) Responsável pela submissão

Reumo

O Estado tem o papel fundamental na sustentabilidade e percebe-se um crescimento nos estudos sobre sustentabilidade no âmbito da Administração Pública. Diante da relevância em disponibilizar uma visão abrangente do panorama atual da pesquisa sobre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade na Administração Pública, já que os trabalhos existentes são estudos disciplinares ou focados em contextos específicos, torna-se oportuna uma revisão da literatura com uma abordagem interdisciplinar para desenvolver uma compreensão holística deste campo do conhecimento.
Visando contribuir para um entendimento mais ampliado do tema no âmbito público, este artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade dentro da perspectiva da Administração Pública. O estudo amplia a compreensão das principais características das publicações científicas no tema, utilizando ferramentas de bibliométrica e análise de redes. Desse modo, são investigados os principais clusters de coautoria entre autores, assim como os periódicos e termos em evidência dentro da temática.
O referencial teórico aborda a importância de as instituições ajustarem suas diretrizes para incorporar práticas sustentáveis em uma sociedade em constante evolução. Compromissos globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, impulsionam políticas ambientais que abordam questões econômicas, sociais e ambientais. No entanto, o texto enfatiza que a implementação eficaz exige um sistema estratégico e administradores públicos competentes. Além disso, ressalta-se o papel essencial do poder público na promoção de mudanças em prol do meio ambiente.
O artigo se utilizou de um método de pesquisa com inspirações na bibliometria e na análise de redes. Foi selecionada a base de dados da Scopus e se utilizou como palavras-chave para a busca dos artigos os termos “sustainab*” ou “"public administration”, com filtros limitando às áreas de Negócios e de Economia, gerando uma amostra de 284 artigos científicos. A análise das informações teve como foco aspectos relativos à citação, periódicos, autoria, redes de colaboração, países e temas de pesquisa. Como softwares de apoio foram utilizados o VOSviewer e o UCINET.
A produção sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável na Administração Pública aumentou significativamente na última década, com um crescimento notável a partir de 2020. Periódicos como o CIRIEC, o Journal of Cleaner Production e o Public Administration Review se destacam. Espanha, Estados Unidos, Itália e Ucrânia lideram em produtividade acadêmica. A colaboração entre autores tem um grande potencial de melhoria. A análise das palavras-chave revela diversos clusters temáticos, como turismo sustentável e crescimento econômico, abrindo espaço para pesquisas interdisciplinares.
Em termos de implicações e contribuições desta pesquisa, ressalta-se que este estudo oferece uma visão abrangente das tendências e tópicos centrais em pesquisa sobre sustentabilidade e administração pública, reforçando a seriedade em torno da integração de princípios de sustentabilidade na governança pública. Isso pode influenciar a formulação de políticas e práticas administrativas mais alinhadas com objetivos de sustentabilidade e com o gerenciamento eficaz das partes interessadas em políticas e projetos sustentáveis.
KIRSOP-TAYLOR, N. A.; HEJNOWICZ, A. P. Designing public agencies for 21st century water–energy–food nexus complexity. Public Policy and Administration, v. 37, n. 4, p.410-430, 2022. MARQUES, I. et al. Public administration and values oriented to sustainability: A systematic approach to the literature. Sustainability, v. 13, n. 5, p.1-27, 2021. MASSEY, Andrew. Sustainable Development Goals and their Fit with Good Governance. Global Policy, v. 13, n. S1, p.79-85, 2022. ZANONI, B. L.; OLIVEIRA, S. A. Reflexões sobre o sentido de sustentabilidade em organizações. RAE, v. 63, n. 2, p.1-20, 2023.