Resumo

Título do Artigo

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE RELATO INTEGRADO
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - VICTOR MOREIRA BARRETO
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
2 - Editinete André da Rocha Garcia
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade Responsável pela submissão
3 - Antonio Rodrigues Albuquerque Filho
Universidade Estácio de Sá - Centro Universitário Estácio do Ceará
4 - Luis Felipe Cândido
- Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria

Reumo

O Relato Integrado (RI) reúne informações financeiras e não financeiras, baseado no pensamento integrado (DE VILLIERS; RINALDI; UNERMAN, 2014). Focado nos desafios do desenvolvimento sustentável, o objetivo principal do RI é reportar aos provedores de capital financeiro a capacidade de geração de valor no curto, médio e longo prazo de uma organização, por meio de uma abordagem coesa e eficiente . O RI tem sido objeto de pesquisa na área contábil, internacionalmente pelo papel como instrumento de comunicação corporativa de informações financeiras e não-financeiras.
Considerando a importância do RI e a contribuição das publicações de trabalhos científicos para a produção do conhecimento na área, este trabalho questiona-se: como se caracteriza a produção científica internacional sobre Relato Integrado em periódicos internacionais? Neste sentido, este trabalho teve por objetivo geral analisar as características da produção científica internacional sobre Relato Integrado em periódicos internacionais.
O Relato Integrado (RI) é um relato conciso sobre a geração de valor de uma organização no curto, médio e longo prazo, através de sua estratégia, governança, desempenho e perspectivas, num contexto externo a ela (CFC, 2020). Além de um revolucionário modelo de reporte informacional, o RI representa um passo de desenvolvimento e modernização das atuais formas de relatórios financeiros e de sustentabilidade (STUBBS; HIGGINS, 2018).
Foi realizado um estudo bibliométrico com uma amostra de 311 artigos contidos na base de dados da Web of Sciense. A partir dos resultados encontrados caracterizou-se a produção científica, evidenciando a evolução produtiva da temática em função do tempo, os principais autores e periódicos, os países mais produtivos e as instituições e obras de maior impacto. Foram realizadas análises das redes de coautoria, co-citação, co-ocorrência de palavras e acoplamento bibliográfico.
A publicação inicial sobre RI ocorreu em 2011. 2019 foi o ano mais produtivo. Raimo e Vitolla foram os autores mais produtivos, porém De Villiers foi o mais citado. O “Meditari Accountancy Research” foi o periódico com mais publicações. Já a Itália foi o país com maior número de publicações e a “Lum Jean Monnet University” a instituição mais produtivas. As temáticas abordadas na literatura estão relacionadas aos: aspectos históricos, conceituais, normativos e de pesquisa científica; aplicação prática, social e institucional e utilização e qualidade da informação.
Com base nos resultados, visualizou-se que as temáticas são relacionadas aos: aspectos históricos, conceituais, normativos e de pesquisa científica; aplicação prática, social e institucional e utilização e qualidade da informação. Os resultados indicam que as temáticas do RI são variadas, porém há necessidade de pesquisar algumas áreas como: utilização pela administração pública e por pequenas e médias empresas. Seria oportuno, ainda, que análises de conteúdo dos RI foram realizadas em maior profundidade.
DE VILLIERS, C.; RINALDI, L.; UNERMAN, J. Integrated Reporting: Insights, gaps and an agenda for future research. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 27, n. 7, p. 1042–1067, 1 jan. 2014. STUBBS, W.; HIGGINS, C. Stakeholders’ Perspectives on the Role of Regulatory Reform in Integrated Reporting. Journal of Business Ethics, v. 147, n. 3, p. 489–508, 2018.