Resumo

Título do Artigo

Disclosure das práticas de Environmental, Social and Governance (ESG): análise bibliométrica na base WoS
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - MARIANA DOS SANTOS DINIZ
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
2 - Antonio Rafael Valério de Oliveira
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Auditoria Interna
3 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
Universidade Federal do Cariri-UFCA - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
4 - Aparecida Arrais de Sousa
Universidade Federal do Cariri-UFCA - UFCA
5 - Yara Ferreira
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Campus Juazeiro do Norte

Reumo

O estudo em questão tem como ponto de partida a constatação das transformações no cenário empresarial e institucional com vistas a uma adequação a partir da perspectiva da sustentabilidade e da crescente atenção das questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Outra justificativa para esse estudo se dá pela decisão da Bolsa de Valores Sustentável (SSE) para que todas as grandes empresas relatem seu impacto no que concerne às suas práticas ambientais e sociais até o ano de 2030 (SSE, 2015).
Esse estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção científica/acadêmica sobre divulgação (disclosure) das práticas de ESG a partir da base Web of Science, apresentando tanto um apanhado no que concerne ao que tem sido tratado pelos autores mais relevantes da área, quanto uma análise dos conceitos “disclosure” e “Environmental, Social and Governance”, buscando evidenciar a importância do tema.
Tendo em vista a crescente valorização do tema sustentabilidade, as empresas de uma forma geral, têm passado por uma forte tendencia que as impulsionam a incluírem nos seus relatórios oficiais de disclosure, práticas relativas à abrangência de suas ações que incluam aspectos éticos, com o meio ambiente e a sociedade, conhecido como ESG, termo relativo à Environmental, Social and Governance. Esse conceito está enraizado em várias correntes teóricas e tem sido objeto de extensa pesquisa ao longo do tempo, resultando em uma série de perspectivas divergentes.
Trata-se de um estudo de natureza predominantemente quantitativa de caráter descritivo, configurando-se como uma pesquisa bibliométrica, mas que também apresenta características qualitativas. O procedimento se deu, primeiramente por meio do levantamento de dados na base WOS com os descritores: (“ESG” and “disclosure”), o que retornou o quantitativo de 852 títulos. Em seguida, esses títulos foram analisados com auxílio do software VOSviewer, elencando uma série de características bibliométricas dos estudos em questão, como, publicações por periódicos, autores com mais publicações etc.
No período analisado, os estudos apresentam uma tendência de alta na quantidade, confirmando os resultados de pesquisas anteriores, notadamente a partir de 2018, com tendência de maior recrudescência em 2022.
O estudo fornece importantes contribuições para a academia por apresentar uma agenda de pesquisa sobre os temas, considerando que há poucos estudos que tratam deles conjuntamente. Contribui também com a iniciativa privada, tendo em vista que um dos resultados dessa pesquisa, passa pela constatação, a partir das análises dos estudos levantados, que existe uma associação positiva entre o nível de divulgação ESG e o valor das organizações.
ABOUD, A; DIAB, A. The impact of social, environmental and corporate governance disclosures on firm value. Journal of Accounting in Emerging Economies, 8(4), 442–458. doi:10.1108/jaee-08-2017-0079 ARVIDSSON, S. Communication of corporate social responsibility: a study of the views of management teams in large companies”, Journal of Business Ethics, vol. 96, n°. 3, pp. 339- 354. VERRECCHIA, R. E. Discretionary disclosure. Journal of Accounting and Economics, v. 5, issue 1, p. 179–194, 1983.